Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

'Aventuras do Didi' foi lançado com uma proposta de trama futurista, ambientada no ano de 2100. Em sintonia com as discussões sobre o meio ambiente, o programa procurava abordar temas como aquecimento global, degelo das calotas polares e poluição, sempre de forma bem-humorada.

Na história, Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Tatá (Tadeu Mello), Marcelo (Marcelo Augusto), Daniel (Daniel Del Sarto) e Jacaré (Edson Cardoso) são contratados para trabalhar na residência de um grande empresário da telecomunicação, Cristóvão Gates (José Victor Castiel), que mora com suas três filhas, Marilyn (Naiumi Goldoni), Grace (Lua Blanco) e Uma Rita (Lynn Court). A casa é equipada com alta tecnologia e, para chegar ao local, seus moradores usam jatos-carros, mochilas turbinadas e coletes voadores. Os novos empregados convivem com Robôa (Caroline Casadei), uma governanta humanoide, da espécie cybernética, que organiza os afazeres da casa e comanda os outros robôs.Já instalados na casa, Didi e seus amigos descobrem a existência de um laboratório high-tech, com uma máquina teletransportadora que faz a comunicação entre a realidade e o mundo virtual. Neste mundo, vive a heroína Cariniana (Michele Birkheuer), a última guerreira da selva, capaz de mantê-la ecologicamente viável. Cariniana é perseguida por uma tribo predadora comandada pelo Chefa (Roberto Rodrigues) e seus terríveis capangas. Escondido do patrão, Didi viaja para a outra dimensão e ajuda a jovem em sua luta para preservar a natureza. Os dois se apaixonam, mas trata-se de um amor idílico. Em um dos episódios, por exemplo, Cariniana enfrenta uma fera robótica na floresta da qual é guardiã. Quase sem forças para, sozinha, evitar a derrubada das árvores, ela pede socorro a Didi. Conectado ao aparelho de teletransporte, ele auxilia a guerreira na batalha contra a destruição da natureza.

Estreia do programa, com Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Tatá (Tadeu Mello), Marcelo (Marcelo Augusto), Daniel (Daniel Del Sarto), Jacaré (Edson Cardoso) e Marilyn (Naiumi Goldoni).

Estreia do programa, com Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Tatá (Tadeu Mello), Marcelo (Marcelo Augusto), Daniel (Daniel Del Sarto), Jacaré (Edson Cardoso) e Marilyn (Naiumi Goldoni).

Autoria: Alberto Luiz, Alexandre Rossi, Claudio Longo, Claudio Spritzer, Emanoel Rodrigues, Expedito Faggioni, Gibe Fernandes, Gilmar Rodrigues, Ricardo Aragão, Caxa, Duda Aragão | Redação final: Guto Franco | Direção-geral: Guto Franco | Núcleo: Jayme Monjardim | Período de exibição:04/04/2010 – 25/04/2010 / 11/07/2010 – 19/12/2010 / 03/04/2011 – 01/01/2012 / 08/04/2012 – 16/09/12 / 28/10/2012 – 29/12/2012 | Horário: 12h (domingos)

Abertura do programa 'Aventuras do Didi' (2010).

Abertura do programa 'Aventuras do Didi' (2010).

Abertura do programa 'Aventuras do Didi' (2012).

Abertura do programa 'Aventuras do Didi' (2012).

Primeira Temporada

O aquecimento global também foi tema do programa. Didi entra na máquina de teletransporte e encontra a guerreira Cariniana em uma geleira. Os dois se divertem com brincadeiras no gelo, mas, de repente, uma fenda se abre e ele é engolido por um buraco. Enquanto a heroína tenta resgatar o amigo, Didi fica preso na água, onde vê vários detritos: latas, garrafas de plástico, pneus, embalagens. Quando Cariniana finalmente consegue perfurar o gelo para salvá-lo, Chefa e seus capangas, os predadores da natureza, impedem que Didi seja resgatado. Enquanto ela tenta se desvencilhar dos inimigos, Didi respira pela câmara de ar de um pneu que encontrou no meio do lixo que poluía o mar.

Já na mansão de Cristóvão, enquanto o empresário trabalha, suas filhas costumam fazer festas escondidas com os amigos – momentos em que o programa conta com convidados especiais. Marilyn adora o jet set e viagens intergaláticas. Grace carrega uma tristeza por seu pai desaprovar sua vontade de ser cantora. Uma Rita sempre faz prevalecer sua vontade. No decorrer dos episódios, Didi descobre que uma delas é uma humanoide criada pelo empresário, mas sua identidade é um mistério. Daniel, Marcelo e Jacaré se apaixonam pelas patroas e cedem a tudo que pedem. As meninas Gates, porém, têm um traço em comum: só namoram rapazes feios. Na casa também mora o cão-robô Tubinha, o animal de estimação da família. Ele não late, mas seus pensamentos são audíveis pelo público.

Renato Aragão em 'Aventuras do Didi'. — Foto: Matheus Cabral/Globo

Ao longo dos episódios, várias engenhocas de última geração são descobertas pela turma. O grupo se impressiona, por exemplo, ao ver Cristóvão com uma espécie de capacete especial que permite fazer a barba, pentear o cabelo e aprender idiomas, entre outras facilidades. De outra feita, os rapazes precisam ajudar na inauguração da mais nova invenção do empresário: uma máquina de fazer pizzas instantâneas, o Space-Pizzas. Didi é chamado para acionar o aparelho, mas fica perdido com tantos botões e pressiona vários deles ao mesmo tempo. O resultado são discos de pizza voando pela sala e caindo sobre a cabeça das pessoas, além de molho de tomate espalhado pela sala. Irado, Cristóvão demite Didi, e a turma conta com a ajuda de Marylin para desfazer a confusão.

'Aventuras do Didi' contou com a participação de vários atores convidados em seu primeiro ano. Em um dos programas da primeira temporada, Ana Furtado interpreta a apresentadora de um programa de calouros do futuro, o Space Talentos, em que os candidatos devem cantar. Assistindo à atração em casa com o patrão, Tatá (Tadeu Mello) e Dedé (Dedé Santana) ficam surpresos ao verem no palco Didi (Renato Aragão) tocando violão e cantarolando trechos de músicas divertidas. Concorrendo a um jato-carro, veículo espacial movido a bolhinhas de refrigerante, ele enrola a apresentadora com suas piadas, deixando-a sem saber como conduzir o show.

O grupo Exaltasamba participa de outro programa de 2010, em que Didi e Cariniana (Michele Birkheuer) lutam contra a caça de baleias. Impressionado com a morte das baleias, Didi pede ajuda a Cristóvão (José Victor Castiel), que desenvolve um sistema de proteção aos animais marinhos contra a intervenção humana em seu habitat.

Ainda na mesma temporada, Didi e Tatá interpretam, respectivamente, Minichimbinha e Joelminha, filhos de Chimbinha e Joelma, da banda Calypso. As trapalhadas dos dois irritam a babá (Caroline Casadei), que se queixa com os patrões do imenso trabalho que as crianças dão. Os meninos sossegam quando a banda Calypso se apresenta tocando seus sucessos.

Segunda Temporada

A segunda temporada de 'Aventuras do Didi' estreou em 3 de abril de 2011 com o reforço de novos integrantes no elenco da atração. Douglas Silva, popularizado na TV como o personagem Acerola da série 'Cidade dos Homens', passou a fazer parte do time de Didi (Renato Aragão), interpretando um paquerador atrapalhado. Outra novidade do programa ficou por conta do cenário: uma casa nova com um quarto, construída pelo arquiteto Didi. A turma também mostrou que estava em sintonia com os avanços tecnológicos, tendo à mão os recursos do GPS do Didi, o ‘Di-PS’. O veterano trapalhão viajou por todo o planeta através do seu ‘Engusgol’ e fez pegadinhas com videogames produzidos por ele mesmo.

Convidados especiais também foram chamados para participar do programa, como a banda Restart e a turma da minissérie 'Acampamento de Férias'. Lili (Livian Aragão), Nando (Luan Assimos), Bill (Eike Duarte) e Betão (Rafael Ritto) ficam em polvorosa com as descobertas no novo quarto de Didi, e aproveitam sua ausência para desvendar as artimanhas projetadas por ele. No mesmo programa, Didi ensina boas maneiras para Paulinho (Kaic Chagas), uma criança que cisma em atirar materiais pela varanda. Travesso, o garoto faz diversas vítimas, que não se conformam em tomar banho de água, areia e tinta. A brincadeira dos dois se torna uma distração para o menino. Para azar deles, entretanto, um dos pedestres atingido é Roberto (Roberto Guilherme), um sujeito invocado que não deixa por menos e sobe até a sacada para tirar satisfações com a dupla.

Esquete com Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana) e Tatá (Tadeu Mello). Participação especial de Talula Pascoli.

Esquete com Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana) e Tatá (Tadeu Mello). Participação especial de Talula Pascoli.

Em seu segundo ano de exibição, Dedé (Dedé Santana), a cada programa, passou a pregar peças nos demais integrantes da turma. Em uma delas, o trapalhão pede para que cada um observe o espelho d´água de uma piscina azul. Ele conta que o reflexo parece uma miragem e pergunta para a vítima o que se pede durante uma travessia no deserto. A resposta é a deixa para que Dedé empurre o desavisado na piscina.

Outras histórias passaram a fazer parte do humorístico, em formato de esquetes em que os convidados interpretavam diversos personagens, de acordo com a trama. Um deles mostrou os bastidores (fictícios) do palácio de Buckingham no dia do casamento real. Antes da cerimônia, William (Renato Aragão) ouve atentamente os conselhos da Rainha Elizabeth (Daniel Del Sarto), que revela ter implicância com Kate (Talula Pascoli). A chegada dos convidados atiça a todos e Elton John (Dedé Santana), amigo de longa data da família, chega para felicitar o casal. Os convidados da noiva, porém, não gozam de fama nem glamour. A plebeia faz jus às origens e chama representantes da classe trabalhadora, para desespero da matriarca real.

Dedé Santana e Renato Aragão em 'Aventuras do Didi'. — Foto: Raphael Dias/Globo

A apresentadora Xuxa Meneghel participou de um dos esquetes da segunda temporada do programa. Na história, ela interpreta uma moça pobre, cheia de filhos e casada com Didi, um desempregado muito preguiçoso. Os baixinhos choram e reclamam de fome, deixando o casal desesperado por não saber o que fazer para solucionar a situação. Uma latinha velha de rapadura líquida, porém, muda completamente a vida da família.Xuxa voltou a fazer uma participação, no programa do dia 2 de outubro de 2011. Didi e seus amigos receberam a visita da apresentadora e da atriz Klara Castanho. Elas atuaram como “fiscais da sustentabilidade”, e deram dicas para a separação correta do lixo e de como evitar o desperdício.

Terceira Temporada

A terceira e última temporada de 'Aventuras do Didi' trouxe novidades: a estreia, no dia 8 de abril de 2012, foi marcada por uma edição especial com presença de uma plateia no estúdio, que interagiu com os atores e cantores convidados. Além de paródias musicais, o programa passou a contar com Elaine Mickely no elenco e com a reexibição de esquetes clássicos de Os Trapalhões, para alegrar os saudosistas das confusões de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

A atração musical da estreia ficou por conta do cantor Fiuk, que animou plateia e elenco ao som de Quero Toda Noite. Já o ator Eriberto Leão foi homenageado com um vídeo mostrando seus trabalhos mais importantes, e embarcou nas trapalhadas de Dedé e Didi, revelando seu lado brincalhão.

Um cenário modernista com um grande telão ao fundo, uma iluminação especial e a plateia trajando branco caracterizaram o programa, que contou com as presenças de Dedé Santana (Dedé), Tadeu Mello (Tatá), Douglas Silva (Douglas), Edson Cardoso (Jacaré), Marcelo Augusto (Marcelo), Daniel Del Sarto (Daniel), Roberto Guilherme, Renato Aragão (Didi), Elaine Mickely, Talula Pascoli e Carolina Casadei, todos do elenco fixo do humorístico.

Reapresentação do videoclipe exibido em Os Trapalhões, onde Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Gonçalves) encenam a música “Teresinha”, de Chico Buarque.

Reapresentação do videoclipe exibido em Os Trapalhões, onde Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Gonçalves) encenam a música “Teresinha”, de Chico Buarque.

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 18/03/2010 – 30/12/2012; Central Globo de Documentação (Cedoc); MEIER, Bruno. “O homem que queria ser Didi” In: Veja, 08/12/2010; http://tvg.globo.com/programas/aventuras-do-didi/programa/platb/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Aventuras_do_Didi; http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/04/renato-aragao-sofre-acidente-em-gravacoes.html; http://oglobo.globo.com/revista-da-tv/sem-programa-proprio-renato-aragao-estreia-quadro-no-video-show-8017018
Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)