Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo

Um espetáculo para entrar na história da cinquentona Globo. No dia 23 de abril de 2015, Fátima Bernardes e Pedro Bial apresentaram o 'Show 50 anos' para 6120 convidados no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. A abertura ficou por conta do ator Lázaro Ramos que interpretou o maestro da noite. Os humoristas Renato Aragão, Marcelo Adnet e Leandro Hassum fizeram uma versão do clássico 'A Máquina de Escrever', do compositor americano Leroy Anderson.

Roteiro: Marcel Souto Maior, Richard Kiaw e Ricardo Xavier | Direção: Mario Meirelles, Carlo Milani, Aida Silva e Eduardo Xocante | Direção-geral: LP Simonetti | Data de exibição: sábado, 25/04/2015

Show em homenagem aos 50 anos da TV Globo, que celebrou os grandes momentos da história da emissora em uma festa emocionante, exibida no dia 25/04/2015.

Show em homenagem aos 50 anos da TV Globo, que celebrou os grandes momentos da história da emissora em uma festa emocionante, exibida no dia 25/04/2015.

HISTÓRIA

Em 26 de abril de 1965, uma manchete no jornal O Globo anunciava a inauguração de um canal de televisão. Surgia assim a ZYD-81, TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro. A emissora foi erguida em um prédio no bairro do Jardim Botânico, na zona sul da cidade e estreou oficialmente às 11h da manhã, ao som do Hino Nacional.

Os mestres de cerimônia Pedro Bial e Fátima Bernardes em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

DISCURSO

Roberto Irineu Marinho, Presidente do Grupo Globo, foi o primeiro a subir ao palco para agradecer a presença de todos e lembrar o legado do pai, Roberto Marinho:  “Compartilhamos da intimidade dos brasileiros, entramos em suas casas. Somos mais um membro da família, do qual os brasileiros se orgulham, conosco se emocionam, às vezes criticam, dividem suas queixas, aprendem e se informam. A memória de cada brasileiro está povoada das nossas imagens, dos nossos risos e das nossas emoções. O brasileiro chora e ri com a Globo, e nós com ele”, disse. “É naquela paixão que eu e meus irmãos vimos no início em meu pai, e que hoje vejo em vocês, que nos inspiramos para os próximos 50 anos”, concluiu. Esse momento não foi exibido no especial. 

O EVENTO

Os acontecimentos marcantes do cinquentenário da emissora foram contados por meio de músicas e imagens projetadas em um telão no fundo do palco. A transição da TV, do preto e branco à alta definição de som e imagem, foi exibida por meio de trechos das telenovelas brasileiras, incluindo as trilhas sonoras cantadas por diferentes artistas. A banda Malta abriu a noite com 'Metamorfose Ambulante', de Raul Seixas, acompanhada de um integrante do grupo Fuerza Bruta que mostrou a evolução da televisão através de uma performance.

Fuerza Bruta em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

As recordações prosseguiram com a interpretação de 'Teletema', trilha sonora da novela 'Véu de Noiva', pela cantora Manu Gravassi. Depois, Gaby Amarantos cantou 'Ex-my Love', de 'Cheias de Charme', com a participação de Claudia Abreu como Chayenne. Ednardo cantou 'Pavão Misterioso', tema de 'Saramandaia', e contou com a presença de Francisco Cuoco e Rodrigo Lombardi, que interpretaram Herculano Quintanilha nas duas versões de 'O Astro'. Latino apresentou 'Me Chama que Eu Vou', de 'Rainha da Sucata' e o grupo 'Roupa Nova' relembrou o sucesso 'Dona', tema de Roque Santeiro e do casal formado pela viúva Porcina e Sinhozinho Malta, que voltou ao palco com os atores Regina Duarte e Lima Duarte.

Lima Duarte e Regina Duarte em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

O cantor Thiaguinho interpretou 'Dinheiro na Mão é Vendaval', de Pecado Capital. Em seguida, Mart’nália cantou 'Pra que Chorar', tema de Babilônia. Sucesso de 'Vale Tudo', a música 'Brasil' foi cantada por Paulo Ricardo. A voz de seis cantoras do programa 'The Voice Brasil' representou o tema de 'Dancing Days'. E Gusttavo Lima interpretou 'Vem Dançar Kuduro', abertura de 'Avenida Brasil'.

Gusttavo Lima em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

As iniciativas sociais da Globo, desde a cobertura da grande enchente em 1966 no Rio de Janeiro, quando a emissora uniu forças com a população em uma campanha de solidariedade, até o programa 'Criança Esperança', também foram lembradas durante o espetáculo. MC Gui cantou 'Sonhar' ao lado de crianças e jovens. Entre eles, parte do elenco infantil da emissora como JP. Rufino, Mel Maia e Nathália Costa.

MC Gui em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Carlinhos Brown e Timbalada cantaram 'Parabolicamará', e Anitta e Projota interpretaram 'Plunct, Plact, Zum!'. Nesse momento, um balé com 60 Emílias do 'Sítio do Pica Pau Amarelo' recebeu Angélica, como Fada Bela de 'Caça Talentos', e a Priscila da 'TV Colosso'.

Anitta e Priscila em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Em seguida, momentos de grandes coberturas jornalísticas foram exibidos no telão, como a primeira grande cobertura do 'Jornal Nacional': a chegada do homem à Lua, em reportagem de Hilton Gomes. A queda do Muro de Berlim, a campanha das Diretas Já, e o casamento da princesa Diana e do príncipe Charles, além da imagens dos jornalistas da emissora, também foram mostradas.

Os seriados também ganharam destaque na noite. No telão, imagens de 'Carga Pesada' e 'Malu Mulher'. No palco, a Banda Calypso relembrou temas de 'Tapas e Beijos', 'A Grande Família', 'Os Normais', 'Pé Na Cova' e 'Chapa Quente', com a participação de Ingrid Guimarães, Tiago Abravanel, Leandro Hassum e Lúcio Mauro Filho representando seus personagens.

Ingrid Guimarães, Joelma, Tiago Abravanel e Lucio Mauro Filho em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

O 'Tema da Vitória', de Eduardo Souto Neto, foi interpretado pela orquestra regida por João Carlos Martins, e teve solo de guitarra de Lulu Santos. Galvão Bueno subiu ao palco com o ‘Time de Ouro’ do esporte (Giba, Tande, Guga, Maurren Maggi, Hortência, Flávio Canto, Tande, entre outros) para narrar momentos históricos do esporte brasileiro. Nesse momento, uma surpresa: uma réplica do carro de Ayrton Senna surgiu no palco.

Galvão Bueno em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

A hora e a vez do riso invadir o show. Michel Teló, Seu Jorge e Sandra de Sá homenagearam os comediantes interpretando músicas como 'Vou Batê Pá Tú' e 'Hey, Shazam'. Personagens de Chico Anysio surgiram no palco. Balões infláveis reproduziram personagens célebres de Jô Soares, como Capitão Gay, Reizinho e Gardelon. A turma do 'Zorra' participou com os atores Paulo Silvino, Nelson Freitas e Fabiana Karla. Eles dividiram a cena com Tatá Werneck e a camicleta de 'Shazan e Xerife', que trouxe de volta a dupla de mecânicos atrapalhados interpretados por Paulo José e Flávio Migliaccio.

Seu Jorge, Sandra de Sá e Michel Teló em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Ao som da vinheta de 'Os Trapalhões', Renato Aragão e Dedé Santana entraram em cena juntos e foram surpreendidos por atores interpretando Mussum e Zacarias. Stepan Nercessian levou Chacrinha para o palco e apresentou a banda Jota Quest, que tocou 'Do seu lado'. A emissora também celebrou a parceria com seus anunciantes ao longo das cinco décadas e exibiu comerciais antigos.

Renato Aragão e Dedé Santana em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Na sequência, parte do elenco da nova geração da Globo, como Bruna Marquezine, Bruno Gissoni, Leticia Colin, Nathalia Dill, Daniel Rocha, Marcelo de Mello Jr, Fernanda Gentil, Pedro Vedova, Marina Ruy Barbosa e Jayme Matarazzo entraram em cena para saudar o público. Em seguida, Roberto Carlos cantou 'Emoções'.

Luiza Possi e Chay Suede em Show 50 Anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Tony Ramos convidou Chay Suede e Luísa Possi para, juntos, iniciarem um musical com 140 bailarinos que representaram as aberturas do 'Show da Vida', tema de abertura do 'Fantástico'. O programa foi ao ar pela primeira vez ao som da música, com letra de Boni e arranjo do maestro Guto Graça Mello.

Pedro Bial e Fátima Bernardes fecharam o show convidando o elenco da emissora para cantar uma nova versão de 'Um Novo Tempo', tradicional música da mensagem de fim de ano da Globo.

CURIOSIDADES

O ator Paulo José, que guardou o macacão original de seu personagem em 'Shazan e Xerife', usou a roupa no show.

Nizzo Netto, filho de Chico Anysio, representou o pai interpretando o professor Raimundo.

Vários artistas, apresentadores e jornalistas da Globo assistiram o show na plateia, como Jô Soares.

Os nomes de todos os funcionários da Globo entraram no crédito final do programa.

Jota Quest e Stepan Nercessian no palco do Show 50 anos, 2015 — Foto: Alex Carvalho/Globo

FICHA TÉCNICA

Produção musical: Alexandre Castilho, Torcuato Mariano e Vinicius Rosa
Engenheiro de som: Moogie Canazio
Cenografia: José Claudio
Figurino: Claudia Kopke
Direção de fotografia: Cesio Lima
Caracterização: Leonardo Almeida
Edição: Ailton Reinold, Fernando Frota, Fernando Pavão, Leandro Meneguiti, Leonardo Martins, Luiz cabrita, Marcus Francisco e Nathara Imenes
Pesquisa: Fabio de Paula Machado, Leila Melo e Simone Ansel
Assistentes de direção: Diego Schliemann, Luciana Biazzi, Paula Zanettini e Rodrigo Otavio
Supervisão executiva de produção: Barbara Monteiro, Valeria Amaral e Waldemir Pessoa
Supervisão executiva de produção de linha: Isabela Tullio
Produção executiva gerência: Valesca Campos e Paula Torres

Equipe P&G

Direção: Abel Torres
Direção do show: Edson Erdmann
Design gráfico: Maria Alice Machado, Gibran Bizio e Bernardo Bergmann
Assistente de direção: Carol Frajdenbajch
Cenografia: Altamir Junior e Omar Muro
Gerência de atendimento: Rosane Ferreira
Direção de produção: Andreia Troccoli
Figurino: Chico Spinoza

Fontes

Boletim da Rede Globo de programação, 23/04/2015; Acervo/Globo; site: http://gshow.globo.com/especiais-50-anos/videos/.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)