A história é ambientada no Rio de Janeiro dos anos 2000. Eles, que nunca se viram antes, têm morte clínica declarada no CTI de um hospital, voltam à vida e iniciam uma grande amizade. Em comum, o objetivo de tornar mais feliz a segunda metade de suas trajetórias. Marquinhos (Cássio Gabus Mendes), Guilherme (Murilo Benício), Jaime (Matheus Nachtergaele) e Tadeu (Otávio Müller) descobrem afinidades e prometem se ajudar mutuamente na solução de seus problemas.
Autoria: Mauro Wilson | Direção: Luciana de Oliveira | Direção-geral: José Alvarenga Jr. | Exibição: 27/12/2005; 22/12/2006; 21/12/2007 | Horário: 22h10
Primeiro Especial - 2005
O primeiro especial apresenta Marquinhos (Cássio Gabus Mendes) como um romântico floricultor, filho de Chico (Emiliano Queiroz), casado há 20 anos com Lena (Patrícia Pillar), pai de Maria (Marcela Barrozo) e fã incondicional do herói japonês National Kid. Ele é pego de surpresa com o pedido de separação da esposa e tem um enfarte.
Já Guilherme (Murilo Benício) é um egocêntrico cirurgião plástico que vive tendo casos com belas mulheres mais jovens. Resolveu se casar com Patrícia (Ana Paula Tabalipa) quando chegou aos 40, mas, ao flagrar a mulher na cama com outro, toma uma dose excessiva de calmantes.
Jaime (Matheus Nachtergaele) é um homem culto, que escreve livros de auto-ajuda para ensinar os leitores a encontrar a felicidade, mas não sabe como lidar com os problemas causados pelo filho, o pitboy Antonio, vulgo Tigrão (Duda Nagle). O escritor teve um relacionamento com apenas uma mulher na vida que, tempos depois, apareceu para deixar o filho aos seus cuidados. Ele foi parar no CTI após ter uma briga feia com Antonio – a quem fora buscar, pela quinta vez, numa delegacia – e bater o carro num poste.
Tadeu (Otávio Müller), por sua vez, é um azarado funcionário público, pai de família com dois filhos, que enviuvou das duas mulheres com quem se casou. Vive dizendo que não tem sorte na vida. Passou mal no enterro da segunda mulher.
Unidos pela coincidência de morrerem e voltarem à vida no mesmo dia, os quatro novos amigos decidem que um vai tentar resolver o problema do outro. Guilherme se prontifica a ajudar Marquinhos: vai procurar por Lena para convencê-la a voltar para o marido. Marquinhos, por sua vez, vai atrás de Patrícia, a ex-mulher de Guilherme, com o mesmo objetivo. Tadeu se dispõe a conversar com Antonio, o filho de Jaime, e pede a este para ir em seu lugar num centro espírita frequentado pela sogra, para entrar em contato com a falecida esposa.
As consequências são imprevistas. Guilherme beija Lena, Marquinhos se envolve com Patrícia, Tadeu dá uma dura em Tigrão e Jaime, na sessão espírita, recebe uma mensagem da mãe de Tigrão, que teria morrido, pedindo para ele não desistir do filho.
No final do especial, os amigos renovam os votos de amizade e acabam mais unidos do que nunca.
Segundo Episódio - 2006
No segundo episódio de 'Os Amadores', exibido em dezembro de 2006, Marquinhos (Cássio Gabus Mendes) sonha que um deles vai morrer em seis meses. O pesadelo deixa os quatro amigos em estado de alerta. Tadeu (Otávio Müller) acha que, com sua má sorte, é ele quem vai morrer, quem sabe vítima de uma bala perdida ou da queda de uma marquise em sua cabeça. Guilherme (Murilo Benício) tem certeza de que, por ser rico, gostoso e bonito, não será perdoado. Jaime (Matheus Nachtergaele) logo associa os enjôos e tonteiras que vem sentindo a um tumor no cérebro. E Marquinhos acredita que o próximo enfarte será fulminante.
Os amigos decidem aproveitar a vida ao máximo e passam a prestar atenção em todos os sinais que aparecem. Cada um se envolve em uma história diferente. Marquinhos conhece Vivian (Clara Garcia), fazendo-se passar pelo homem que há tempos se correspondia virtualmente com ela, e os dois se apaixonam. Vivian, porém, tem apenas mais um ano de vida.
Tadeu é literalmente seduzido por sua chefe, a Dra. Alice (Fernanda Torres), mulher casada e fogosa, com quem passa a ter encontros sexuais. Jaime recebe um DVD estrelado pela mãe de Tigrão e resolve tentar encontrá-la, sem sucesso. Já Guilherme se apaixona por uma prostituta (Flávia Alessandra) que ele havia contratado por seis meses, e fica arrasado ao descobrir que é estéril e não pode ter filhos. O especial termina com os quatro celebrando a vida.
Terceiro Especial - 2007
No terceiro especial, apresentado em dezembro de 2007, Marquinhos (Cássio Gabus Mendes) faz uns exames e descobre pelo médico que está morto. Guilherme (Murilo Benício), por sua vez, não consegue mais enxergar sua imagem no espelho. Ele acredita que os quatro morreram e ganharam apenas um bônus extra de vida para completar uma missão. Só não sabem qual é.
Paralelamente, todos estão à procura de uma cara-metade e decidem tentar a sorte num encontro para solteiros, o Vip Date.
Marquinhos reencontra Marta (Carol Castro), irmã de um antigo amigo do curso primário, bem mais nova do que ele; Tadeu (Otávio Müller) conhece a descolada astrônoma Cecília (Bianca Byington); Guilherme marca encontro com Bia (Guilhermina Guinle) e Renata (Paola Oliveira) ao mesmo tempo, para aumentar suas chances de ter um filho, já que vem fazendo tratamento para a infertilidade; e Jaime (Matheus Nachtergaele), revelando uma até então insuspeita homossexualidade, se interessa pelo saxofonista Fred (interpretado pelo saxofonista Derico, integrante do sexteto musical do Programa do Jô).
Interessados em saber que missão precisam cumprir, os quatro amigos persistem na busca de pistas e interpretação de sinais. A primeira dica surge quando Jaime encontra o filho, Tigrão (Duda Nagle), entretido com um caça-palavras no computador. O escritor encontra seu nome e os dos três amigos no jogo, além da frase “Salvar garoto amanhã”. A partir daí, os amigos ficam atentos aos possíveis sinais para descobrir a identidade do garoto e em que situação precisam salvá-lo. Eles acreditam que, após dar conta da missão, vão morrer de verdade. Após seguir várias pistas, os quatro realmente conseguem evitar a morte de um menino que participava de uma excursão escolar.
Com a satisfação da missão cumprida, Marquinhos, Jaime, Guilherme e Tadeu comemoram, mais uma vez, a vida e a amizade.
PRODUÇÃO
As cenas de 'Os Amadores' foram feitas com a câmera digital Viper, usada na minissérie 'Hoje é Dia de Maria - Segunda Jornada' (2005). O equipamento de alta definição para cinema capta imagens com resolução quase cinco vezes superior às outras HDs existentes no mercado.
CURIOSIDADES
'Os Amadores' foi exibido como especial de fim de ano em três anos consecutivos.
O programa era forte candidato para entrar na grade semanal da TV Globo, em formato de seriado, mas a reunião dos quatro atores estrelando uma série fixa se mostrou inviável.
O diretor Jorge Fernando faz uma participação no especial de 2005, como apresentador de um programa, em um delírio de Marquinhos.
Os dois primeiros episódios de 'Os Amadores' foram finalistas do prêmio Emmy Internacional – o Oscar da televisão americana – na categoria “Comédia”.
Em 2007, a Globo Marcas e a Som Livre lançaram em DVD os dois primeiros episódios do programa, que foram unidos e transformados em um longa-metragem de 109 minutos. Foram feitas cenas adicionais para juntar as duas histórias.
FICHA TÉCNICA
ELENCO
2005
Ana Paula Tabalipa – Patrícia
Andy Gercker
Anja Bittencourt
Carla Faour – Primeira mulher de Tadeu
Cássio Gabus Mendes – Marquinhos
Duda Nagle – Antônio (Tigrão)
Emiliano Queiroz – Chico
Hugo Resende – Garçom
Jorge Fernando
Jorge Lucas
Liuba Frankenthal
Luciana Fregolente
Marcela Barrozo – Maria
Marly Bueno – Necilda, mãe de Guilherme
Mário Schoemberger – médium do centro espírita
Matheus Nachtergaele – Jaime
Mila Ribeiro
Murilo Benício – Guilherme
Murilo Elbas
Otávio Müller – Tadeu
Patrícia Pillar – Lena
P P Pugliese
Paulo Giardini
Rose Abdallah
Sylvia Massari – sogra de Tadeu
2006
Adilson Nascimento – Porteiro
Ana Paula Botelho – Dona da Lanchonete
Ângela Câmara – Amiga de Maria
Barbara França – Cliente da Lanchonete
Cássio Gabus Mendes – Marquinhos
Clara Garcia – Vivian
Duda Nagle – Antônio (Tigrão)
Eder Faversani – Secretário do Departamento
Fernanda Torres – Alice
Flávia Alessandra – Camila
Guilherme Guaral – Funcionário Público
Marcela Barrozo – Maria
Matheus Nachtergaele – Jaime
Murilo Benício – Guilherme
Otávio Müller – Tadeu
Ricardo Kosovski – Nacional Kid
Suzana Pires – Marta
Thomas Veloso – Menino de rua
Vanessa Nunes – Proprietária do Restaurante
Zunk Ramos – Garçom
2007
Adriana Martiniuzzo – Participante do Vip Day
Antônio Destro – Homem do elevador
Babú Santana – Assaltante
Beta Perez – Pretendente de Fred
Bianca Byington – Cecília
Carla Nebel – Pretendente de Guilherme
Carol Castro – Marta
Cássio Gabus Mendes – Marquinhos
Cris Nicolotti – Mulher do Elevador
Derico – Fred
Duda Nagle – Antônio (Tigrão)
Emiliano Queiroz – Chico
Gisah Ribeiro – Participante do Vip Day
Guilhermina Guinle – Bia
Juliana Bisaggio – Participante do Vip Day
Marcela Barrozo – Maria
Mariana Xavier – Pretendente de Tadeu
Mario Hermeto – Médico de Marquinhos
Matheus Nachtergaele – Jaime
Mônica Bassan – Mulher que pede cigarro do Jaime
Murilo Benício – Guilherme
Otávio Müller – Tadeu
Paola Oliveira – Renata
Priscilla Assum – Professora do ônibus
Renata Paschoal – Pretendente de Marquinhos
Sylvio Tolledo – Apresentador do Vip Day
Thiago Magalhães – Garçom
EQUIPE
2005
Cenografia: Cláudio Domingos
Figurino: Ellen Milet
Direção de fotografia: Tuca Moraes
Produção de arte: Bia Brício
Produção de elenco: Juliana Silveira
Produção musical: Márcio Lomiranda
Direção musical: Mariozinho Rocha
Caracterização: Luiz Camargo
Edição: Aníbal Veiga
Sonoplastia: Walner Bento, Carlos Wagner Goulart, Beethoven Marques
Efeitos visuais: Gustavo Garnier
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Márcio Tanaka, Sebastião Oliveira
Continuidade: Rita Erthal
Assistência de direção: Noa Bressane
Produção de engenharia: Alfredo Campos
Coordenação de produção: Renata Bonora
Gerência de produção: Roberto Costa
Direção de produção: Guilherme Bokel
2006
Cenografia: Cláudio Domingos
Figurino: Ellen Milet
Direção de fotografia: Tuca Moraes e Roberto Amadeu
Produção de arte: Arthur Camacho
Produção de elenco: Juliana Silveira e Daniel Berlinsky
Produção musical: Márcio Lomiranda
Direção musical: Mariozinho Rocha
Caracterização: Marcelo Dias
Edição: Aníbal Veiga
Sonoplastia: Walner Bento, Carlos Wagner Goulart
Efeitos visuais: Fernanda Meira
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Lula Araújo, Márcio Tanaka, Sebastião Oliveira
Continuidade: Rita Erthal
Assistência de direção: Noa Bressane
Produção de engenharia: Alfredo Campos
Coordenação de produção: Luciana Monteiro
Gerência de produção: Daniel Vincent
2007
Cenografia: Cláudio Domingos
Figurino: Ellen Milet
Direção de fotografia: Tuca Moraes
Produção de arte: Arthur Camacho
Produção de elenco: Juliana Silveira
Produção musical: Márcio Lomiranda
Direção musical: Mariozinho Rocha
Caracterização: Marcelo Dias
Edição: Aníbal Veiga
Sonoplastia: Walner Bento, Carlos Wagner Goulart
Efeitos visuais: Fernanda Meira
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Márcio Tanaka, Sebastião Oliveira
Continuidade: Rita Erthal
Assistência de direção: Noa Bressane
Produção de engenharia: Alfredo Campos
Coordenação de produção: Luciana Monteiro
Gerência de produção: Daniel Vincent
Fontes
Boletim de Programação da Rede Globo, 18/12/2005, 24/12/2005, 27/12/2005; 09/10/2006; 10/12/2006; 25/05/2007; 14/11/2007; 19/11/2007; 26/11/2007; 09/12/2007; MATTOS, Laura. “Globo testa hoje drama sobre quarentões” In Folha de S. Paulo, 27/12/2005; BARTOLOMEI, Marcelo. “Canais abertos testam série pra 2006” In Folha de S. Paulo, 11/12/2005; SEGADILHA, Bruno. “Diretor espera Murilo Benício para emplacar ‘Os Amadores’ na Globo” In Folha de S. Paulo, 21/12/2006; “Os Amadores: a volta do quarteto de amigos na crise dos 40” In O Globo, 29/10/2006; “Globo e HBO Brasil somam cinco indicações ao Emmy” In Pay TV News, 09/10/2006; “De especial a seriado em 2008” In O Estado de S. Paulo, 30/12/2007. |
Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo, 18/12/2005, 24/12/2005, 27/12/2005; 09/10/2006; 10/12/2006; 25/05/2007; 14/11/2007; 19/11/2007; 26/11/2007; 09/12/2007; MATTOS, Laura. “Globo testa hoje drama sobre quarentões” In Folha de S. Paulo, 27/12/2005; BARTOLOMEI, Marcelo. “Canais abertos testam série pra 2006” In Folha de S. Paulo, 11/12/2005; SEGADILHA, Bruno. “Diretor espera Murilo Benício para emplacar ‘Os Amadores’ na Globo” In Folha de S. Paulo, 21/12/2006; “Os Amadores: a volta do quarteto de amigos na crise dos 40” In O Globo, 29/10/2006; “Globo e HBO Brasil somam cinco indicações ao Emmy” In Pay TV News, 09/10/2006; “De especial a seriado em 2008” In O Estado de S. Paulo, 30/12/2007.