Por Memória Globo

Cristiana Isidoro/Globo

'Sociedade Anônima' tinha a proposta de entrevistar semanalmente personagens comuns e anônimos, como um lixeiro, um vendedor ambulante etc.

Abertura do programa 'Sociedade Anônima' (2001).

Abertura do programa 'Sociedade Anônima' (2001).

Período de exibição: 01/04 a 27/05/2001 | Horário: 23h55 | Periodicidade: aos domingos | Direção-geral: José Lavigne | Apresentação: Cazé Peçanha

Cazé Peçanha no 'Sociedade Anônima', 2001 — Foto: Cristiana Isidoro/Globo

Quadros

Entre os quadros que compunham o programa havia um show de calouros, no qual os participantes tinham que imitar profissionais de televisão, e o 'Bolsa de Valores', que apresentava uma cotação sobre prestadores de serviços informais, como um vendedor de cachorro-quente.

No game 'Construção Facial', uma pessoa era levada ao estúdio com o rosto coberto, para que o auditório tentasse descobrir suas feições. Duas equipes procuravam “montar” o rosto do desconhecido com a ajuda de um programa de computador.

Participantes do game 'Construção Facial' do 'Sociedade Anônima', 2001 — Foto: Cristiana Isidoro/Globo

O público era convidado a assistir à gravação – realizada no sábado anterior à exibição do programa – pela internet. Através de painéis formados por diversos monitores de TV instalados no cenário do programa, Cazé Peçanha conversava com os internautas, que podiam participar ainda dos quadros e avaliar os calouros.

Cazé Peçanha no 'Sociedade Anônima', 2001 — Foto: Cristiana Isidoro/Globo

FONTES:

TOGNONI, Reni. “A hora dos anônimos” In: O Globo, 26/03/2001; In: Revista da TV, O Globo, 01/04/2001; PIMENTA, Letícia. “Cazé fica fora do ar” In: Jornal do Brasil, 24/05/2001; “Crise na programação de domingo da Rede Globo causa degola no programa de Cazé Peçanha e desespero de Faustão” In: Revista Carta Capital, 06/06/2001.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)