Por Memória Globo

Memoria Globo

Apresentado por Moacyr Franco e Pepita Rodrigues, este programa de variedades, transmitido diretamente do auditório da TV Globo no Rio de Janeiro, tinha a direção geral de Mário Lúcio Vaz – substituído depois por Wilton Franco. A equipe contava ainda com um diretor de show, Aloysio Legey, e um diretor de teatro, Herval Rossano, além dos produtores Wilna Fraga e Leonardo Reis e do redator Marcos César. A cenografia esteve a cargo de Rondon Campos e os figurinos, de Geni Lourenço.

'Moacyr TV' tinha como foco a descoberta de novos talentos. A dinâmica do programa girava em torno da exibição de cenas de novelas, que, em seguida, eram reproduzidas no palco pelo elenco da TV Globo e por um candidato a ator. Os candidatos eram pré-selecionados pela direção do programa. Os testes preliminares realizavam-se no Rio de Janeiro, em São Paulo e, periodicamente, em outras cidades brasileiras. Havia cerca de 200 inscrições por semana.

Quadro para descoberta de novos talentos. Participação de Herval Rossano, José Augusto Branco e Pepita Rodrigues.

Quadro para descoberta de novos talentos. Participação de Herval Rossano, José Augusto Branco e Pepita Rodrigues.

Abertura do programa 'Moacyr TV'.

Abertura do programa 'Moacyr TV'.

A cada edição, três concorrentes eram avaliados por um júri composto por Moacyr Franco, Pepita Rodrigues, Murilo Néri e dois convidados especiais. O candidato vencedor ganhava um televisor e concorria ao prêmio máximo, a ser disputado no final do mês: um carro e um contrato com a TV Globo. Myrian Rios e Cristina Mullins foram exemplos de artistas reveladas pelo programa. Na verdade, não só os finalistas foram contratados pela emissora. A própria Myrian Rios, que contracenara no teste com o ator Tony Corrêa, como personagem da novela Pecado Capital (1975), havia sido derrotada na final. Foi convidada, no entanto, a integrar o elenco de O Feijão e o Sonho (1976). O programa estreou com a participação de Carlos Eduardo Dolabella e Leonardo Villar, que interpretaram no palco os personagens Lauro Fontana e Donatello, de O Espigão (1974). Na novela, esses papéis eram vividos pelos atores Milton Moraes e Mauro Mendonça, respectivamente. A candidata Cristina Leal da Silveira interpretou Lazinha, papel de Betty Faria.

Período de exibição: 01/08/1976 a 26/06/1977 | Horário: domingos, às 17h

Galeria de Quadros

'Moacyr TV' contava ainda com a apresentação de números musicais, além do quadro Jogo da Verdade, em que os componentes do júri tinham de descobrir, num grupo de três pessoas, qual delas estava falando a verdade sobre sua profissão.

Curiosidades

Antes do Moacyr na TV, o comediante e cantor Moacyr Franco havia comandado outros dois programas na emissora: 'Moacyr Franco Especial' (1971) e 'Moacyr Franco Show' (1972).

Moacyr Franco canta com Nelson Ned “Esse Meu Coração Sem Juízo”.

Moacyr Franco canta com Nelson Ned “Esse Meu Coração Sem Juízo”.

FONTES

Depoimento de Mário Lúcio Vaz ao Memória Globo; Boletim de programação da Rede Globo, 185, 197; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; ESQUENAZI, Rose. “O show que girou no ‘dial’” In: Jornal do Brasil, 20/05/1995.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)