hugo’s review published on Letterboxd:
melhor trecho:
“vão enterrar ele em um buraco e não vamos mais ver ele, papai?”
o famigerado vygotsky e seu olhar da psicologia sócio-histórica deixa muito claro o impedimento das crianças na capacidade de abstracionismo e essa fala me marcou o filme todo, a incapacidade de compreender a morte evoca uma reflexão profunda de maneira concreta e a simples colocação foi genial, a criança em contato com os significados pré-estabelecidos da cultura sócio-histórica, entra automaticamente em conflito com seus sentidos definidos de vida. esse momento do longa também reflete o processo de “internalização”, onde a criança está começando a absorver os significados sociais da morte, mas ainda não desenvolveu uma compreensão abstrata total. sem esquecer, a “mediação simbólica” que basicamente nosso aprendizado depende diretamente dela, onde os símbolos e signos são instrumentos para o desenvolvimento mental das crianças, como por exemplo na construção desse plano abstrato, que é a morte. resumindo, a fala da criança ilustra a relação entre pensamento e linguagem, onde seu pensamento ainda é limitado a concepções concretas, e a linguagem que ela usa reflete essas limitações cognitivas. talvez por eu estar em mais contato com as obras de vygotsky. não consegui parar de pensar no livro “casa das estrelas” no qual crianças em seu pensamento mais concreto tentam descrever os mais variados fenômenos da existência.
falando do longa como um todo, me agradou, quase sem críticas negativas. foi bem satisfatório toda a exploração de sua construção narrativa sob um olhar conflitante e especialmente tenso entre todos os personagens, literalmente todos, tensão e desconforto define bem a cinematografia, assim como a culpa, paranóia e por consequência ansiedade, muita ansiedade que é evidente ao decorrer de quase todas as cenas, foi muito observável através do tabagismo das personagens principais, refletindo seus estados psicológicos perturbados.
falta dizer as atuações impecáveis das protagonistas, elevou o nível emocional para mim e consequentemente meu envolvimento, principalmente pelo fato do filme girar em torno delas, infelizmente ou felizmente quase que anulando outros personagens, talvez essa tenha sido a proposta central mesmo.