• Satantango

    Satantango

    ★★★★½

    A crueldade e brutalidade do tempo, da vida, da natureza e das pessoas, expostas da forma mais realista possível, retratando o tempo como ele é, sem eliminar espaços. É um ciclo pessimista de pessoas vivendo seus destinos tristes, com algumas das cenas mais desesperadoras que já assisti. Ainda que seja visualmente fascinante, é duro e cansativo viver essas 7 horas, como caminhar numa tempestade por uma estrada de lama, todos os caminhos parecem levar a um mesmo destino, de uma sociedade fadada à miséria - de dinheiro, de vida e de alma.

  • Scenes from a Marriage

    Scenes from a Marriage

    ★★★★½

    Uma das coisas mais bonitas que vi esse ano.

  • Trenque Lauquen

    Trenque Lauquen

    ★★★★

    Fugas da realidade nos encontros em que o “eu” se torna “nós” para acabar desaparecendo na natureza. O afastamento da cidade, a busca por novas alternativas para viver, a ânsia pelas fantasias e romances que se distanciam das amarras reais do mundo, Laura Citarella usa sua protagonista numa narrativa de muitas ficções e muitos estilos, fisgando pelo mistério para desacelerar cada vez mais enquanto adentra o naturalismo. A jornada é longa e cheia de episódios, mas vai bem encarar de…

  • Light in the Tropics

    Light in the Tropics

    ★★★★½

    Há uma sensação latente dentro de algumas pessoas, e eu me incluo especialmente aqui, de se conectar com a natureza, como um retorno, uma busca por se reencontrar em suas origens, como se estar na terra, na água ou nas vegetações fosse nossa primeira existência, nossa verdadeira casa. O distanciamento provocado pelas cidades transformou a humanidade, e essa distância, como em dado momento é dito pela narração do filme, se dá pelos artifícios da civilização, que tornam as pessoas infelizes.…

  • Phantosmia

    Phantosmia

    ★★★½

    Lidando com os traumas de um país por perspectivas individuais, Lav Diaz confronta um sargento aposentado que só sente o cheiro podre no ar com uma ilha de violências e transgressões, para salvar uma moça dos abusos que sofre. “A liberdade é só o começo”

  • The Brutalist

    The Brutalist

    ★★

    Carregando o rótulo de filme independente com o modesto orçamento de menos de 10 milhões de dólares, O Brutalista (The Brutalist) certamente tem toda a intenção de parecer o mais grandioso que conseguir. As mais de três horas de duração que por vezes são vistas pelo grande público como um problema, são vendidas e encaradas nesse caso como um feito majestoso, o que é bom e épico precisa do seu tempo, mas é claro que há um intervalo de 15…

  • Youth (Spring)

    Youth (Spring)

    ★★★★

    O que mais chama atenção nos impactos iniciais de “Juventude (Primavera)” é como o diretor e sua equipe parecem apenas moscas observando aquela rotina de trabalho, em uma das muitas oficinas que o filme visita, onde os trabalhadores agem como se não houvesse ninguém ali olhando ou filmando. Essa sensação sofrerá uma mutação durante as mais de três horas do documentário, ressignificando a cada etapa a presença desse aparato cinematográfico e sua relação com seus objetos de análise. É assim…

  • Killers of the Flower Moon

    Killers of the Flower Moon

    ★★★★½

    Se o petróleo é provavelmente a maior paixão dos estadunidenses, o cinema certamente é a de Scorsese. O diretor que realmente demonstra seu amor pelo que faz, e pelo que a sétima arte representa, consegue deixar em cada plano de Assassinos da Lua das Flores seu apreço pelo cinema e seu domínio na direção. Para contar a história de tudo que aconteceu com os Osage, da descoberta do ouro preto em seu território aos assassinatos que devastaram esse povo, Scorsese…

  • Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles

    Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles

    ★★★★★

    Revisto no cinema finalmente ❤️

  • Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles

    Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles

    ★★★★★

    Mais de 3 horas de uma rotina entediante que em nenhum momento me entediou. Confesso que eu achei que seria um filme difícil, no começo a julgar pelo ritmo me perguntei como seriam essas horas. Me surpreendi muito de ver como passou rápido para mim e sem nenhum momento de tédio.

    Temos 3 dias da vida de Jeanne. No primeiro sua rotina parece cronometrada, milimetricamente controlada. Tudo é frio e distante, da câmera ao relacionamento com o filho.
    No segundo…

  • Elize Matsunaga: Once Upon a Crime

    Elize Matsunaga: Once Upon a Crime

    A fórmula é padrão Netflix, nada original aqui, mas gosto da abordagem pelos olhos de uma diretora que expõe como o machismo estrutural influenciou esse caso e também as questões levantadas sobre punitivismo e encarceramento na nossa sociedade.

    É comum que as pessoas ou criem empatia por Elize ou fiquem revoltadas enxergando uma romantização do crime, mas tenho certeza que existe muito mais que pode ser tirado por trás do que é apresentado. Reflexões podem ser feitas sobre caça, porte…

  • About Dry Grasses

    About Dry Grasses

    ★★★★

    O professor de arte Samet (Deniz Celiloğlu), centro dessa longa narrativa de Ceylan, demonstra toda a complexidade que o diretor quer estabelecer para seus personagens. Um homem que sempre soa um tanto ambíguo, de começo na relação tão próxima com a aluna que parece cruzar os limites, o professor tem seus demônios liberados quando contrariado pela menina Sevim (Ece Bağcı) e, mais tardar na trama, por Nuray (Merve Dizdar). A vida em uma pequena vila em Anatólia não acompanha os…