Descrição de chapéu Filmes mostra de cinema

Mostra de Cinema de SP terá o novo filme de Cronenberg e homenagem a Satyajit Ray

Evento cinematográfico inaugura sua primeira mostra de filmes infantis e traz retrospectiva do lendário cineasta indiano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em sua 48ª edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo homenageia o cinema indiano em cartaz assinado pelo prestigiado Satyjait Ray, diretor morto em 1992.

Ray dividia a direção com muitas áreas cinematográficas, tendo passado pela fotografia, a direção de som e tantas outras. Ele foi escolhido como a grande figura dessa edição e terá uma ampla programação com seus filmes mais clássicos e outros menos conhecidos.

Cartaz da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com arte assinada por Satyajit Ray
Cartaz da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com arte assinada por Satyajit Ray - Divulgação

Entre os longas que compõem a homenagem, têm destaque o primeiro filme dirigido por Ray, "A Canção da Estrada", que lhe rendeu a Palma de Ouro em 1956. Os filmes que o sucederam, e com ele formam a famosa "trilogia Apu", "Aparajito" e "O Mundo de Apu", também estão na programação.

Além do cartaz principal, Ray também assina o cartaz da Mostrinha, primeira seleção de filmes voltados ao público infantil da história do evento. A Mostrinha terá a sua abertura com a animação "Arca de Noé", de Sérgio Machado e Alois Di Leo, e também irá homenagear os 25 anos do filme "Castelo Rá-Tim-Bum", além de trazer diversos longas inéditos.

Marcada para acontecer entre os dias 17 e 30 de outubro, a Mostra tem outros destaques na programação. Dois deles foram recentemente premiados em festivais internacionais: "All We Imagine As Light", Payal Kapadia, vencedor do Grand Prix em Cannes, e o alemão "Dying", de Matthias Glasner, que recebeu o prêmio de melhor filme no German Film Awards.

Marcando sua presença, o novo filme do diretor sul-coreano Hong Sang-soo também está na programação. "By the Stream" acompanha uma professora de artes que convida um antigo ator para lhe ajudar com uma peça de teatro na universidade onde ensina.

Fechando os destaques, a Mostra ainda traz o novo longa do cineasta Leos Carax, que apresenta o documentário autobiográfico "It's Not Me", e "Misericordia", de Alain Guiraudie.

Novos filmes e detalhes sobre a programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo devem ser anunciados em breve.

Erramos: o texto foi alterado

O filme do diretor Hong Sang-soo que será exibido é "By the Stream" e foi incorretamente grafado como "By the Sea". A atriz Isabelle Huppert também não está no filme, mas em outros do mesmo diretor. As informações foram corrigidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.