fred’s review published on Letterboxd:
tive que deitar para esse aqui... confesso que a primeira vez que assisti não me atraí pela trama, eu não era muito ligado ao terror sem ser o que realmente desse medo, algo que também acontece aqui mas de uma forma diferente do comum...
the witch é uma obra que trata de diversos assuntos, como as lendas cristãs sobre bruxas, esteriótipos, conceito de bem e mal, rivalidade familiar e o principal, o fanatismo religioso. o diretor consegue juntar todos esses aspectos na visão de uma pessoa que vive no século XVII, que acredita em tudo que a igreja diz, em tudo que é considerado maligno e pagão, na hierarquia famíliar e no medo do desconhecido.
é um filme que realmente não é para todos, tem uma atmosfera solitária, diálogos complexos, atuações maravilhosas (te amo anya), uma construção lenta, que realmente pode desagradar no começo, mas perfeitamente linear, mostrando como cada personagem muda com o decorrer dos acontecimentos, como todos vão perdendo seus ideais, sua fé, sua bondade, restando apenas o medo e o suposto "mal" implantado em suas vidas.
thomasin é quem perde tudo isso e se transforma em outro alguém, outra mulher, outro ser, uma bruxa. a cena final me deixa impactado, mostrando como tudo aquilo estava ali o tempo todo, pertinho deles, até que suas histórias se interligam e se casam no desfecho.