fred’s review published on Letterboxd:
Incrível.
Greta fez mais uma obra maravilhosa, que conseguiu retratar muito bem um assunto pouquíssimo abordado em filmes, e na sociedade em geral.
Eu, como homem, senti um impacto enorme, senti o desconforto quando percebi a falta de "voz" do Ken na BarbieLand, algo que representa todas as mulheres na nossa sociedade. Senti um baque ao perceber o quão privilegiado sou, ao perceber como não sou assediado na rua, como não sou vítima de piadas e como minha opinião não se torna menos importante apenas por causa do meu gênero. Ver Barbie com minha mãe acho que foi uma das minhas melhores decisões, conseguir notar tudo que ela passa e perceber a desvalorização que infelizmente as vezes ela sofre, por ser mãe e mulher, abriu meu olho e me fez refletir sobre muitas decisões e ações.
Nunca vou conseguir entender de forma completa, e não vou conseguir sentir o sentimento de representação presente nesse filme, mas consigo saber que existe e está ali, sendo muito bem criado.
Barbie infelizmente não é para todos, até por que muitos não irão conseguir reconhecer a sua posição na nossa sociedade.
Tirando a parte emotiva de Barbie, é preciso falar da fotografia, caracterização e trilha sonora do filme, que sinceramente está IMPECÁVEL. É surreal como tudo aqui está bem feito, todas as roupas são surpreendentemente bonitas, o cenário é tão bem feito, alegre e colorido, passando a ideia de estarmos vendo um desenho e de estarmos brincando com bonecas de verdade. As roupas que Margot Robbie usou representam cada Barbie de diversas gerações, trazendo a sensação de nostalgia para todos que já tiveram as bonecas. A trilha sonora, mesmo que algumas músicas não me agradam, são muito bem encaixadas no filme, principalmente Dance The Night, Speed Drive e Journey To The Real Worlda, a cena da festa e da dança com a música da Dua Lipa foi incrível e conseguiu até trazer uma representatividade linda com a Barbie de cadeira de rodas. Saber que todos os cenários foram reais, tudo feito com dedicação e sem cgi ou tela verde mostra o esforço feito nesse filme, simplesmente apaixonante.
Mostrou como uma ótima divulgação e uso do marketing conseguiu garantir um público gigantesco para os primeiros dias de estreias, se tornando a maior estreia de 2023. Ver quase o cinema todo vestido de rosa trás um sentimento de pertencimento, de maioria e comunidade, algo que poucos filmes conseguiram fazer, como foi o caso de SpiderMan.
Barbie é um filme completo do começo ao fim, não necessitando de nada mais, conseguindo trazer diversão, humor, críticas e momentos sentimentais, tudo em apenas 2 horas, se tornando uma das melhores obras já lançadas até agora em 2023.