rina’s review published on Letterboxd:
eu esperei mt por isso pqp
mais uma vez, duna eh filme pra ser assistido no cinema pq denis gosta mais de visual do que de qualquer coisa. além disso, também tem a barulheira fenomenal do hans zimmer, então não troquem isso por um link do drive ☝️☝️
tem dois dias que eu assisti e to dando volta até agora tentando decidir o quanto gostei e o quanto desgostei disso aqui. acho que vou começar colocando na mesa o que o diretor fez em duna pt. 1 pra ter um norte.
recentemente, o denis villeneuve reafirmou em entrevista que odeia diálogo (em filmes, e que eh coisa pra tv e teatro). suave, isso já deu pra perceber pelo que eu conheço do diretor, mas nessa segunda parte de duna ficou meio pegado pra mim.
pra ser justo, não sinto que essa característica dele tenha sido problema na pt. 1. o cara gosta de narrativa visual, e agiu a caráter nos dois filmes. tamo falando de uma saga de ficção, então fazer o worldbuilding visual no primeiro deu certo mesmo cortando papo e pensamento e dando um contexto geral da história; já o segundo filme eh outros 500.. duna eh uma obra extensa em todos os sentidos, parte grande pela construção de mundo — coisa que o cinema traduz pra gente visualmente e que ele fez mt bem — e parte pq a reflexão interior dos personagens eh importante. tem tantos embates de ideias e diálogos internos que marcam duna como uma obra filosófica e política. não sei se denis vai seguir e, de fato, entrar no território de dune messiah, mas se rolar espero que ele equilibre um pouco as coisas nesse aspecto.
eu tenho uma visão meio biased, mas não quero deixar que isso me limite. gostei pra cacete do primeiro filme e foi a mesma coisa com o segundo. entrei e sai do cinema arrancando os cabelos de felicidade, e eh por essa razão que quero que fique claro que não to tentando ensinar padre a rezar missa; falo meramente como fã (eu sou bobo i sentimental quanto ao que consumo se gosto mt 💔💔
tirando essa observação do caminho, acho que é válido relembrar o cunho da obra; interpretação errônea eh normal, acontece.
duna não é perfeito. o frank herbert lançou o primeiro livro em 1965, ou seja, coisa de quase 60 anos atrás. abordou o imperialismo e o colonialismo — pegando a questão ambiental como guia. no entanto, não escapou de cair um pouco no orientalismo. se te incomoda ver isso sendo apontado num teor crítico, posso dizer que duna não é pra você.
apesar dos pesares, penso que o objetivo aqui se mantém óbvio; paul tanto não é, quanto também não é apresentado como um white savior. nem nos livros, nem nos filmes.
outro elemento que queria comentar eh em relação às mudanças feitas em duas personagens, então vou abrir aqui uma parte do texto com spoilers:
pra deixar claro, mudança em relação ao livro não eh problema pra mim; afinal, tamo falando de uma adaptação, tem coisa que não funciona e tem coisa que pode melhorar.
um exemplo de melhora eh na postura da chani, eu gostei dessa versão menos compassiva. sinto que eh coerente, mas vou cagar na porta do denis se ele não mantiver o que o paul fala pra ela em seguida, pq eh um momento que demonstra o teor de companheirismo na relação deles, e que se estende até o fim.
tem também a questão da passagem de tempo. não rolou o time-skip esperado, tudo no filme II acontece em menos de um ano. não deu nem pra alia nascer e crescer um pouco……. tiraram……. tiraram de mim a alia criancinha bizarra matando o barão. ok que tou me passando tb, a gente ta falando de uma criança que vem ao mundo com presciência, então acho que eh melhor receber um feto falante do que uma criação bizarra de cgi.
enfim, agora quero falar de coisa boa feita pro público alvo Eu: o vislumbre da alia interpretada pela anya taylor-joyyysgshwknsbshshwgyaEU TE AMO PQP ESQUEEECE FI SEMPRE BOTEI FE ☝️☝️🔥🔥💣💣🌹🌹 ^fim dos spoilers)
o casting ta saboroso e mais uma vez o palhaço do chalamet amassou pqppppp (ainda estamos em maus lençóis, deixa rolar mano…..
cara, acho que nunca me estendi tanto numa review, mas eh que duna eh especial pra mim e fico muito feliz de presenciar a obra sendo bem adaptada nessa escala. espero de coração que o denis siga pra uma parte III, tem muita história pra ser contada e eu quero viver isso no cinema (GANG DO LETO II IMPERADOR DEUS DE DUNA ZE A GENTE QUER VER O MINHOCAO