TIMES

Por Redação do ge — Mirassol, SP


Monte Azul é campeão da Copa Paulista de Futebol no jogo em Mirassol

Monte Azul é campeão da Copa Paulista de Futebol no jogo em Mirassol

A carreira de técnico do ex-atacante Alemão, cria das categorias de base do Santos, começou com a conquista de um título logo de cara.

Em seu quinto jogo no novo desafio profissional, ele foi campeão da Copa Paulista com o Monte Azul neste sábado, com a vitória por 1 a 0 no tempo normal e depois por 4 a 3 nos pênaltis sobre o Votuporanguense.

- Esses jogadores merecem, a SAF, a diretoria, a torcida. Eles tiraram o campo da gente, tiraram jogador de última hora, mas foi contra tudo e contra todos - desabafou Alemão, de 35 anos, ainda no gramado do Maião, em Mirassol.

No comando do Monte Azul, Alemão conquista o primeiro título na carreira de técnico — Foto: Rodrigo Castro/ EPTV

O Monte Azul reclama da decisão da Federação Paulista de Futebol de vetar o Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista (SP), por causa de irregularidades no gramado, e também de suspender o meia Daniel antes do segundo jogo da decisão - o clube, gerido por uma SAF com Neymar pai e Emerson Sheik, alega não ter sido informado do julgamento do atleta.

Alemão viu a disputa dos pênaltis da arquibancada depois de ser expulso nos minutos finais por chutar a bola em direção ao banco de reservas do Votuporanguense. Ao sair de campo, ele pediu desculpas aos profissionais do adversário.

O ex-atacante tem menos de um mês no comando do Azulão. Ele assumiu antes da partida de volta das quartas de final da Copa Paulista, contra o Comercial, depois que Silvinho Canuto foi demitido por divergências com a direção da SAF sobre o estilo de jogo do time.

Monte Azul conquista a Copa Paulista com Alemão no comando do time — Foto: Rodrigo Corsi/ Ag Paulistão

Depois da estreia, dirigiu o time nas semifinais diante do União São João (empate por 0 a 0 e vitória por 2 a 1) e na final com o Votuporanguense (derrota por 1 a 0 e vitória pelo mesmo placar para ser campeão nos pênaltis).

O regulamento da Copa Paulista dá ao campeão o direito de escolher entre disputar a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil em 2025. O Monte Azul já tinha sinalizado o desejo de jogar a quarta divisão nacional. Será a primeira vez na história do clube em uma competição nacional.

A carreira de Alemão

Alemão jogava como centroavante e começou no futebol na base do Santos, em 2007. Subiu para o profissional no ano seguinte e, depois transferiu-se para o futebol italiano, onde atuou na Undinese, Vicenza Calcio e Vareze.

Alemão foi revelado nas categorias de base do Santos — Foto: Divulgação/Santos FC

De volta ao Brasil, atuou na Catanduvense, Guarantinguetá, Ponte Preta, Vitória, Chapecoense e Portuguesa. Da Lusa, foi para o Cruz Azul do México. No retorno, passou por Figueirense, ABC, Botafogo-SP e foi para a Holanda, no FC Eindhoven.

Antes de ir ao Busan Ipark, da Coreia do Sul, jogou pelo Paraná. No Brasil, ainda defendeu CSA, Ituano, Guarani, América-RJ, Jaraguá, Goianésia, Confiança e Maringá, onde encerrou a carreira, em 2023.

Veja também

Mais do ge