Vem aí o Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo! Mais uma competição internacional da modalidade, mais uma com representante do Oeste Paulista! Mas para a saltadora Rayssa Romão Rodrigues, não é "só" mais uma. Significa a grande chance aguardada até aqui.
A competição começa na sexta-feira (27) e termina no domingo (29). Rayssa foi convocada há cerca de um mês, fez os últimos treinos na sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista, e viajou na última quarta (25) a Bucaramanga, na Colômbia.
Segundo a própria atleta, a prova do salto em distância está marcada já para sexta, às 19h50 (horário de Brasília).
– É dar meu melhor, representar bem a minha cidade, minha equipe e meu país, e se possível voltar com uma medalha – disse logo após a convocação ao Fronteira Notícias 2ª Edição.
Para brigar por pódio, a competidora da Associação Prudentina de Atletismo (APA) mira saltar 6,20m. Nesta temporada, ela alcançou 6,11m. Antes da preparação final em Bragança, os treinos na pista da Unesp de Prudente tiveram como foco, principalmente, a evolução na fase aérea.
Além da ambição, existe a gratidão por representar o Brasil em uma competição internacional. A notícia da convocação veio no susto, antes de sair de casa para ir às aulas na faculdade. Tremeu, chorou, ligou para a mãe... A emoção se justifica pelo tanto que ela esperou por essa oportunidade.
– Aos 17 anos, eu estava dentro do Sul-Americano Sub-18, mas veio a pandemia e não aconteceu. Aos 19 anos, estava dentro do Pan-Americano, era saída de pandemia, países não quiseram participar, o Brasil cancelou a competição, e fiquei fora de novo. Tudo batendo na trave. Agora, na minha última oportunidade antes de ir para a categoria adulta, consegui e estou dentro da minha primeira seleção.
Defendendo o título continental, a delegação brasileira é formada por 61 competidores (31 mulheres e 30 homens). Entre eles, estão atletas que representaram o Brasil em Paris, como Matheus Lima, semifinalista olímpico dos 400m com barreiras. Também faz parte do grupo Gabriel Boza, medalhista de bronze no salto em distância no Mundial Sub-20 de 2022 e ex-APA.
Férias
No fim de agosto, quem representou o país no Mundial Sub-20, em Lima, no Peru, foram Grazielly Kamilly Vanderlei Sena e Eduarda Vitória de Sena, ambas da Fundacte, de Prudente. Grazi competiu nos 400m e nos revezamentos 4x400m feminino e misto. Eduarda ficou como reserva.
Irmãs dividem treinos de atletismo e compartilham conquistas em competições
O período de férias das irmãs de 18 anos teve início. Elas viajam para perto da família, em Pernambuco, e retornam ao Oeste Paulista em outubro (assista acima à reportagem com a dupla).
– Vamos aproveitar as férias, relaxar um pouco, porque daqui a pouco começa a pré-base e base, com os treinos mais fortes do ano – falou Grazi.
– Se 2024 foi bom, 2025 será incrível. Esperem que virá muitos resultados bons – disse a confiante e sorridente Eduarda.
Veja também