TIMES

Por Rhayssa Motta — Campos dos Goytacazes, RJ


Jogo Americano x Resende em torneio sub-14 termina em confusão generalizada

Jogo Americano x Resende em torneio sub-14 termina em confusão generalizada

Uma confusão generalizada tomou conta do jogo entre Americano e Resende, válido pelo quadrangular final da Série Prata do Campeonato Metropolitano Sub-14, disputado no estádio Los Larios, em Xerém. A partida ocorreu nesta quarta-feira (20).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra mais de quatro minutos de briga no campo (vídeo acima). O motivo exato da confusão ainda não foi esclarecido. O episódio de violência não se restringiu aos jogadores.

A cena, que aconteceu no meio do jogo, mostra um ambiente tenso com várias pessoas envolvidas em confrontos físicos, incluindo adultos, como familiares de atletas e membros da comissão técnica.

Confusão generalizada em jogo Americano x Resende, em torneio sub-14 da Ferj — Foto: Reprodução

A situação gerou apreensão entre os torcedores presentes e outros membros envolvidos no campeonato.

Nas redes sociais, o fato provocou uma onda de indignação entre os pais de outros atletas que participam do campeonato, preocupados com o impacto da violência na competição.

Clubes excluídos

Em nota enviada ao ge, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) repudiou o ocorrido e anunciou a exclusão tanto do Americano quanto do Resende da competição.

"Devido ao episódio lamentável de violência no jogo Americano x Resende, que contrasta com a essência do futebol - educação, respeito ao próximo, fair play - a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro decide pela exclusão dos clubes da competição", informou a entidade.

O Americano e o Resende se manifestaram, por meio de nota, sobre ocorrido. Veja o posicionamento dos clubes, na íntegra:

Nota do Americano

"O Americano Futebol Clube lamenta o ocorrido no episódio que aconteceu durante o jogo entre atletas da Série Prata Sub-13 e 14, na partida entre Americano x Resende, na disputa da Taça Rio, nesta quarta-feira (20).

Fomos notificados pela FERJ sobre a eliminação do nosso time, da fase de disputa do Campeonato Metropolitano da Categoria Sub/14 de 2024 – Série Prata e a nossa comissão está em avaliação sobre a decisão.

O clube segue acompanhando de perto os desdobramentos do caso e prestando todo o apoio e suporte necessários aos nossos atletas, que ainda estão bastante abalados com os ataques sofridos injustamente.

Vale ressaltar que, nos acréscimos do segundo tempo de jogo, houve a cobrança de uma falta e os meninos deram início a um desentendimento, que chegou ser controlado, no entanto, foi inflamado com o acesso indevido dos pais dos atletas do Resende, dentro de Campo.

Os envolvidos na agressão foram orientados pelas autoridades policiais a fazer o Boletim de Ocorrência para que os agressores possam ser devidamente identificados e punidos.

Em tempo, o Americano Futebol Clube reafirma que é contra qualquer tipo de violência e não compactua com manifestações hostis de quaisquer natureza, dentro do futebol".

Nota do Resende

"O Resende Futebol Clube lamenta, profundamente, o ocorrido na partida entre Resende e Americano, na categoria sub-14, pelo Campeonato Metropolitano. O clube, que possui certificado de clube formador, defende os valores morais em todas as suas categorias de formação.

O Resende FC, que estava em campo como visitante, e como tal sem qualquer responsabilidade de quanto à segurança da partida, esclarece que a confusão envolvendo os pais de atletas de ambas as equipes se iniciou após uma pessoa com uniforme da comissão técnica do Americano desferir um soco em um atleta do Resende. Em momento algum houve o envolvimento de membros da comissão do Resende em atos de violência, já que somente entraram na confusão para separar e acalmar os ânimos.

O Resende ressalta, ainda, que atletas e membros das comissões técnicas ficaram expostos, pela inexistência de qualquer tipo de segurança durante a partida.

Após este lamentável episódio, cabe uma reflexão de todos os agentes que pertencem à comunidade do futebol de base do Rio de Janeiro, a organizadora do campeonato, os clubes, os atletas e sobretudo, os pais e familiares".

Veja também

Mais do ge