TIMES

Por Arthur Ribeiro e Julio Costa — Teresina


Marcelo Vilar é o novo técnico do Ferroviário

Marcelo Vilar é o novo técnico do Ferroviário

Futebol e música são consideradas algumas das maiores paixões do povo nordestino. Inclusive, o forró é considerado um patrimônio cultural do Nordeste. E da década de 90 até hoje, bandas desse ritmo estão patrocinando clubes da região. Calcinha Preta, Mastruz com Leite e Limão com Mel são alguns exemplos de grupos musicais que realizaram parcerias com equipes.

Recentemente, uma das maiores cantoras de forró da atualidade, Tatiana Nascimento, mais conhecida como Taty Girl, anunciou uma parceria com o Ferroviário para a disputa da Taça Fares Lopes deste ano. A logomarca da artista está estampada nas camisas do clube para a competição.

Ferroviário patrocinado pela cantora Taty Girl — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário A.C.

Patrocinadora do Ferroviário, Taty Girl comentou sobre como ela observou no clube uma forma de valorizar o estado. Para dar o suporte à sua marca e apoiar o clube, ela deixou de lado até mesmo o fanatismo pelo futebol: ela é torcedora do Fortaleza, rival do Ferrão.

— Surgiu pela questão da valorização da cultura do nosso estado, que é apaixonado por futebol. Boa parte do público que gosta de futebol no Ceará também é forrozeiro, pois são segmentos que fazem parte da história do estado. São marcas da cultura do nosso povo, então creio que teremos o fortalecimento de ambos as partes – comentou a Taty Girl, empresária e cantora.

— Não foi difícil (apoiar o clube), pois, como todos sabem, sempre acompanhei o futebol. Meus filhos são apaixonados por esse esporte. Continuo Fortaleza de coração. O apoio, como mencionei, foi pela questão cultural. Valorização do que é da terra. Do que é nosso – disse Taty Girl, sobre a parceria com o Ferroviário.

Taty Girl — Foto: Reprodução/Instagram

Além do Ferroviário, o Caucaia foi outra equipe que fechou patrocínio com uma banda: o Forró Real. Roger Bill, um dos proprietários do grupo musical, explicou que a parceria foi motivada por ser algo que vai agregar na imagem da banda.

O grupo Forró Real é natural da de Caucaia, cidade a 18 km da capital do estado, Fortaleza.

— Surgiu numa conversa entre eu e um amigo, que hoje faz parte da comissão do Caucaia. Ele lançou a ideia, nós da empresa gostamos da ideia e aí começou a parceria. Eu vi isso como um investimento muito bom em relação a imagem da banda — comentou Roger Bill, um dos proprietários da Banda Forró Real.

— Meu avô (Rogério Bill) sempre falou “quem não é visto, não é lembrado”. O Caucaia hoje disputa campeonatos com os grandes do estado. Nada mais justo que a maior banda de Caucaia ser parceiro do time de Caucaia — completou.

Forró Real na camisa do Caucaia — Foto: Biro Photos/Caucaia E.C.

Outros clubes da região também fecharam patrocínios com grupos de forró do Nordeste, destaque para Ceará e América-RN, que realizaram parcerias com as bandas Mastruz com Leite e Cavaleiros do Forró, respectivamente; veja abaixo.

Clubes nordestinos que foram patrocinados por bandas de forró

  • Ceará(1996): Mastruz com Leite;
  • Boca Júnior-SE (2002): Mulheres Perdidas;
  • Araripina (2005): Moleca 100 Vergonha;
  • Salgueiro (2011): Limão com Mel;
  • River Plate-SE(2012): Calcinha Preta;
  • América-RN (2008 a 2013): Cavaleiros do Forró;
  • Ferroviário (2024): Taty Girl e Forró Sacode;
  • Caucaia (2024): Forró Real.

Confira fotos

Ceará - Mastruz com Leite — Foto: Reprodução

Em 2012, o América-RN foi patrocinado pela banda Cavaleiros do Forró — Foto: Reprodução

América-RN - Cavaleiro do Forró — Foto: Reprodução

Salgueiro - Limão com Mel — Foto: Reprodução

River Plate-SE - Calcinha Preta — Foto: Reprodução

Boca Júniors-SE - Mulheres Perdidas — Foto: Reprodução

Araripina - Moleca Sem Vergonha — Foto: Reprodução

Veja também

Mais do ge