TIMES

Por Redação do ge — Recife


Candidatos à presidência do Sport colocam suas propostas para o cargo

Candidatos à presidência do Sport colocam suas propostas para o cargo

Em paralelo às demandas do elenco profissional, a diretoria do Sport também tem decidido o destino dos atletas formados nas categorias de base. Em especial, aqueles da "geração de 2003". Como são os casos do volante Lucas André, do goleiro Adriano, dos zagueiros Nassom e Baraka.

Lucas André em ação durante treino do Sport no CT — Foto: Paulo Paiva/Sport Club do Recife

Para o ano que vem, eles estarão emprestados, respectivamente, ao Barra-SC, Betim-MG, Linense-SP e Águia de Marabá-PA. Grande parte das transferências está anunciada nos canais oficiais dos clubes, restando a operação por Lucas André seguir o mesmo rito.

- Há interesse do Barra, mas o documento não foi assinado. Há outros clubes também interessados no atleta. Entendemos que Lucas tem um potencial fantástico. Um jogador que causou boa impressão na comissão técnica. Boa altura, passada larga, dinâmica de jogo… Precisamos garantir que ele tenha minutos jogados em 2025 para acelerar o processo de formação - afirmou Guilherme Falcão, diretor de futebol.

Além do quarteto de atletas, outros dois nomes, "predecessores", mais novos, compõem a lista: os nascidos em 2000 e 2002, Pedro Martins (volante) e Juan Xavier (meia). O primeiro irá para a Chapecoense, por empréstimo até o fim do ano, enquanto o segundo acertou com o ASA.

Danny Morais avalia montagem de elenco de Náutico, Sport e Santa Cruz

Danny Morais avalia montagem de elenco de Náutico, Sport e Santa Cruz

Xavier, por sinal, é o Leão da base que mais "rodou" fora da Ilha do Retiro. Destaque na participação rubro-negra na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023, o meia esteve no Botafogo-PB e depois no Jaguar - ambos em 2024 -, onde conquistou o acesso para a 1ª Divisão do Pernambucano.

Objetivo alcançado ao lado de outro colega de geração, Marcelo Ajul. Envolvido em litígio recente com seu clube formador, o zagueiro acertou renovação contratual junto ao Leão até o final de 2025.

De todos, só Pedro Martins vai jogar na Série B do Brasileiro, com a Chapecoense. O volante foi um pedido do técnico Gilmar Dal Pozzo, com quem trabalhou no próprio Sport, em 2022.

O movimento de emprestar os atletas, em suma, pode ser visto como uma renovação de atletas em formação para a próxima temporada - tanto para oxigenar o time, desonerando a folha, quanto para oportunizar outros garotos que estejam pedindo passagem no profissional.

Fábio Matheus, por outro lado, ainda é incógnita. Tem contrato com o Sport até o final de 2026, mas não houve definição se será emprestado ou não. Recentemente, o Avaí consultou a situação de Fábio, mas sem avanço em função do salário do volante.

Os empréstimos

  • Lucas André (2003) - Barra-SC (emprestado até março de 2025)
  • Baraka (2003) - Águia de Marabá-PA (emprestado até outubro de 2025)
  • Pedro Martins (2000) - Chapecoense-SC (emprestado até dezembro de 2025)
  • Nassom (2003) - Linense-SP (emprestado até março de 2025)
  • Adriano (2003) - Betim-MG (emprestado até abril de 2025)
  • Juan Xavier (2002) - ASA-AL (emprestado até setembro de 2025)

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge