O próximo final de semana marca o início de mais uma decisão de título na Série D do Brasileiro. Anápolis e Retrô terão o privilégio de erguer a taça da quarta divisão e se sagrar a 15ª equipe diferente (Ferroviário é o único bicampeão) a vencer a competição nacional. O primeiro ganhador foi um clube que está na Série B1 do Campeonato Paraense, segundo nível estadual no Pará - o São Raimundo-PA.
Chegando a Série D como vice-campeão do Parazão de 2009, o Pantera chegou a disputa da primeira edição da quarta divisão da história como único representante do estado. Na fase de grupos, a equipe de Santarém se classificou como líder do grupo 2, com 10 pontos, ficando na frente de Crystal-AP, Moto Club e Tocantins.
No mata-mata, o São Raimundo fez valer a força do Estádio Colosso do Tapajós, tradicional casa dos clubes santarenos. Na fase dezesseis-avos, o time empatou em 1 a 1 com o Genus, fora de casa, mas ganhou por 2 a 0 em Santarém e avançou na competição.
Nas oitavas, uma goleada por 4 a 1 contra o Crystal-AP, no Colosso do Tapajós, encaminhou a vaga nas quartas de final, que veio mesmo com uma derrota por 3 a 1 no jogo de volta.
Curiosamente, o mesmo Crystal foi o adversário no mata-mata do acesso, devido ao regulamento que previa o avanço de três dos cinco derrotados nos confrontos da fase anterior. Na “revanche” contra o time amapaense, o Pantera empatou na ida, fora de casa, por 1 a 1, mas subiu para a Série C do Brasileiro com uma vitória por 2 a 0, no Colosso do Tapajós.
Com a vaga na Terceirona já garantida, o São Raimundo-PA avançou para a final da competição ao superar o Alecrim-RN, com vitória por 3 a 1, em Santarém, e empate de 2 a 2 na partida fora de casa.
Na grande decisão da Série D, o Pantera encarou o Macaé-RJ. O jogo de ida foi disputado no estado do Rio de Janeiro e o time mandante levou a melhor, pelo placar de 3 a 2. Na partida de volta, 17.592 presentes ao Colosso do Tapajós assistiram a vitória do São Raimundo-PA por 2 a 1, coroando o time paraense como primeiro e inédito campeão da quarta divisão nacional.
Comandado pelo saudoso Lúcio Santarém (falecido em 2016), o time jogou o confronto decisivo com a seguinte formação: Labilá; Ceará (Sidivan), Filho, Preto Marabá e João Pedro; Marcelo Pitbull, Beto, Michel e Luís Carlos Trindade (Elcio); Rafael Oliveira (Amaral) e Déo Curuçá. Michel (artilheiro da Série D com 10 gols) e Rafael Oliveira marcaram a favor do Pantera na grande final.
Confira campeões da Série D na história
- 2009: São Raimundo-PA
- 2010: Guarany de Sobral
- 2011: Tupi-MG
- 2012: Sampaio Corrêa
- 2013: Botafogo-PB
- 2014: Tombense
- 2015: Botafogo-SP
- 2016: Volta Redonda
- 2017: Operário-PR
- 2018: Ferroviário
- 2019: Brusque
- 2020: Mirassol
- 2021: Aparecidense
- 2022: América-RN
- 2023: Ferroviário
- 2024: Retrô ou Anápolis
Hoje na Série B1 estadual, o São Raimundo busca retornar para a elite do futebol paraense. O clube de Santarém não disputa a primeira divisão do Pará desde 2019.
*Estagiário, sob supervisão de Nicksson Melo.
Veja também