TIMES

Por Marcel Merguizo — São Paulo


Nadia Comaneci e Rebeca Andrade se encontram no COB EXPO

Nadia Comaneci e Rebeca Andrade se encontram no COB EXPO

Duas das maiores ginastas da história se encontraram na noite desta sexta-feira em São Paulo. A romena Nadia Comaneci e a brasileira Rebeca Andrade participaram juntas de um painel na COB Expo e trocaram elogios diversos entre elas durante cerca de uma hora de encontro.

- Nós, na ginástica, nós apreciamos umas as outras. Nessas Olimpíadas em Paris, muita gente apreciou muito outras pessoas. (A apresentação de Rebeca Andrade no solo) Foi icônico e memorável. Eu a chamo de diva. Eu adoro a ginástica dela porque é artística e ginástica. Ela tem muitas habilidades. E nosso esporte é arte e ginástica. Rebeca tem ambos - disse Nadia Comaneci, que imitou, no palco, gesto da brasileira no solo em Paris.

- Gosto de tudo nela. Ela tem graciosidade. A forma como ela se apresentava, a elegância... tudo. A nossa técnica é diferente, mas o carisma é o mesmo – afirmou Rebeca, retribuindo os elogios.

Rebeca Andrade e Nadia Comaneci na COB Expo 2024 em São Paulo — Foto: Lydia Gismondi

Dona de nove medalhas olímpicas, sendo cinco de ouro, Nadia Comaneci, aos 62 anos, é reconhecida ainda hoje por ser a primeira ginasta a conseguir uma nota 10 em uma edição olímpica, feito alcançado nos Jogos de Montreal 1976. Em São Paulo, cidade que ela visita pela primeira vez, a romena ganhou uma medalha de ouro comemorativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

- Rebeca tinha 10 anos quando competiu em Oklahoma City, na minha competição. Ele era juvenil. E a pequena Rebeca tinha muita determinação, ótima técnica e era muito forte. Quinze anos depois, a fabulosa Rebeca é a mais famosa atleta brasileira. Estou feliz em saber que ela não vai parar e que vai continuar até Los Angeles – disse Nadia Comaneci logo na abertura do painel.

- A gente finge costume, né. A Nádia aqui do meu lado. É um honra. Fui no campeonato dela em 2011, 2012. Sempre fala coisas muitos boas, sempre uma honra estar do lado dela. É um ícone do esporte. Tendo ela como referência na minha vida é maravilhoso. Então muito obrigado por ter vindo – afirmou Rebeca Andrade.

Nadia Comaneci e Rebeca Andrade durante encontro na COB Expo em SP — Foto: Leo Barrilari/COB

Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil ao chegar ao sexto pódio nos Jogos de Paris 2024. Hoje a paulista de 25 tem dois ouros, três pratas e um bronze na carreira olímpica que ainda tem mais um capítulo planejado para Los Angeles 2028.

Nascida na Romênia, Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, quando aos 14 anos se tornou a primeira ginasta a receber a nota 10 em uma edição da competição. Ao todo, foram sete notas perfeitas durante a competição em que conquistou três medalhas de ouro (individual geral, barras assimétricas e trave), uma de prata (equipe) e uma de bronze (solo). Quatro anos depois, em Moscou 1980, despediu-se com mais quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata.

Nadia Comaneci e Rebeca Andrade se encontram na COB Expo — Foto: Léo Barrilari/COB

- Você não precisa ter nascido em um lugar específico para ter sucesso. E vocês tem sucesso aqui. O Brasil ganhou 20 medalhas em Paris. Parabéns. Soube que a ginástica ganhou parte delas. Então eu vou dar a vocês um dez – disse Nadia.

A COB Expo é um evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e vai até domingo, dia 29 de setembro, em São Paulo. Além de Rebeca e Nadia, já passaram pelo evento outras campeãs olímpicas como Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia, e medalhistas como Caio Bonfim, da marcha atlética. Beatriz Souza e outros medalhistas olímpicos do judô e a surfista Tatiana Weston-Webb, prata nas Olimpíadas de ano, ainda vão passar pela COB Expo neste sábado. A expectativa de público nos cinco dias de COB Expo é de aproximadamente 70 mil pessoas passando pelo local.

Rebeca Andrade canta em encontro com Nadia Comaneci na COB Expo

Rebeca Andrade canta em encontro com Nadia Comaneci na COB Expo

REBECA CANTA E NADIA É PEDIDA EM NAMORO

Durante o evento, além dos elogios, chamaram a atenção os momentos em que as ginastas tiveram interação com a plateia. Nadia, por exemplo, chegou a ser pedida em namoro pelo ex-ginasta brasileiro Reinaldo Ferreira Calisque, medalha de bronze no Pan de 1979.

Minutos depois, o show foi de Rebeca, que cantou "If I ain’t got you", da cantora americana Alicia Keys, e ganhou muitos aplausos do público que lotou o auditório da COB Expo. A própria romena brincou e parabenizou os talentos de Rebeca.

- Eu não sei o que ela não sabe fazer. Ela canta, ela dança, ela cozinha e ela faz ginástica – disse Nadia.

Questionada se tinha o torcedor brasileiro nas mãos em razão do carisma que possui, Rebeca disse que a conquista dela atingiu outro lugar.

- Não acho que tenho as pessoas na mão. Acho que tenho o coração das pessoas. As pessoas se conectam comigo pelo que eu sou. Uma pessoa comum como elas que passou pelo que passou. Acredito muito nisso, a pessoas que faz você continuar acreditando no que quer. A vida não é um morango. É um limão e a gente faz um suquinho – afirmou Rebeca.

Rebeca Andrade e Nadia Comaneci no Mundial de Ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Veja também

Mais do ge

Comitê Olímpico Internacional promete repor as dez medalhas de Gary Hall Jr

Campeão olímpico vai ganhar réplicas após perder medalhas nos incêndios de Los Angeles

Campeão olímpico das argolas escreve carta aberta de despedida como atleta e vai iniciar trajetória como técnico: "É um novo começo pra mim"

Arthur Zanetti se aposenta como atleta e traça novos rumos na ginástica: "Difícil dizer adeus" - Programa: Esporte Espetacular

Tiare Couto sofreu uma queda na virada do ano, aguardou quatro horas por socorro e faleceu pouco depois de chegar ao hospital

Família explica acidente que tirou a vida da filha do surfista Danilo Couto no Havaí - Programa: Aprendiz De Big Rider

Esse é o segundo pódio de Lucas Pinheiro representando o Brasil; na sexta, Nicole Silveira garantiu o bronze no skeleton

Lucas Pinheiro é prata na Copa do Mundo de esqui alpino na Suíça - Programa: Globo Esporte SP

Saiba horários e onde assistir os jogos dos atletas brasileiros no Australian Open

Australian Open: confira datas e horários dos jogos de João Fonseca, Monteiro, Wild e Bia - Programa: ge highlights

Primeira brasileira a conquistar medalha em Copas do Mundo de esportes olímpicos de inverno, Nicole repete feito e sobe no mesmo pódio da noiva belga Kim Meylemans

Nicole Silveira divide pódio com a noiva e é bronze na Copa do Mundo de skeleton

Pioneiros, ginastas foram os primeiros do país a subir ao pódio em Campeonatos Mundiais. Diego tem ainda no currículo a medalha de prata nas Olimpíadas Rio 2016

BBB 25: Conheça os irmãos Diego e Daniele Hypolito, da ginástica

Além de Gary Hall Jr, outros atletas americanos foram afetados pela tragédia, que acontece desde o início da semana na Califórnia

Campeão olímpico da natação perde medalhas nos incêndios de Los Angeles - Programa: G1 Mundo

Imagem do surfista foi um marco nas Olimpíadas de Paris 2024 e rodou o mundo

Foto de Gabriel Medina vence premiação renomada da fotografia esportiva - Programa: Jornal Nacional

Brasileiros ganharam destaque na premiação feita pela SwimSwam, organização norte-americana especializada no esporte

Mafê e Cachorrão são eleitos os melhores nadadores sul-americanos de 2024 - Programa: Globo Esporte SP