TIMES

Por Redação do ge — Pouso Alegre, MG


Pouso Alegre SAF anuncia vaga na Copa do Brasil de 2025 — Foto: Chiarini Jr / Roma Comunicação & Marketing

O Pouso Alegre SAF conquistou uma vaga na Copa do Brasil de 2022. O comunicado foi feito pelo clube neste domingo (8) por meio das redes sociais. O Dragão agora tem calendário cheio para o ano que vem: elite do Mineiro, Série D do Brasileiro e Copa do Brasil.

- O Pouso Alegre está classificado para a Copa do Brasil 2025! – escreveu o Pousão nas redes sociais.

Pouso Alegre SAF vai disputar Mineiro, Série D do Brasileiro e Copa do Brasil em 2025

Pouso Alegre SAF vai disputar Mineiro, Série D do Brasileiro e Copa do Brasil em 2025

A vaga na Copa do Brasil foi conquistada após a final do Brasileirão. O Cruzeiro, que terminou a Série A do Brasileirão em 9º lugar, já tinha vaga garantida por causa da campanha no Campeonato Mineiro. Com isso, a vaga voltou para a Federação Mineira de Futebol.

O Pousão ficou em 6º no Mineiro deste ano após ser vice do Troféu Inconfidência. Por isso, o Dragão ficou com o direito de disputar a Copa do Brasil.

O adversário do Pouso Alegre SAF vai ser definido em sorteio da CPF. A data ainda não foi divulgada.

Segunda vez na Copa do Brasil

Esta será a segunda vez que o time de Pouso Alegre irá disputar a Copa do Brasil. A primeira participação do Dragão na competição aconteceu em 2022.

Na oportunidade, o time ganhou do Paraná por 2 a 0 na primeira fase. Na segunda fase, o duelo foi com o Coritiba. O Dragão foi eliminado após derrota nos pênaltis.

Modelo de disputa

O formato da Copa do Brasil segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases:

  • Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
  • Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
  • Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
  • Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
  • Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
  • Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.

Veja também

Mais do ge