Paulinho: Veja todos os gols do atacante em 2024
Paulinho chegou a São Paulo no fim de semana para passar por exames e ser anunciado como segundo reforço do Palmeiras para 2025. Movimentação, contudo, que está longe de ser única.
A pouco mais de uma semana da abertura da janela, o Verdão desenha seu elenco com chegadas e saídas para a mudança de perfil da próxima temporada.
Focado nas necessidades do ataque, o Alviverde abriu as investidas com as chegadas do ponta Facundo Torres, anunciado e candidato a reposição de Estêvão após o Super Mundial, e do ponta e centroavante Paulinho, perto da oficialização.
Os movimentos do clube, porém, ainda incluem mais uma peça para o ataque, um meio-campista - neste momento em negociação com Andreas Pereira, do inglês Fulham - e um zagueiro canhoto, que é desejo antigo do técnico Abel Ferreira.
Vindo das categorias de base, há mais quatro adições ao elenco: o zagueiro Benedetti, o meia Figueiredo e os atacantes Luighi e Thalys, agora formalmente integrados ao profissional.
Andreas Pereira: veja melhores momentos do meia na Seleção
Na mesma medida em que avança agressivo por reforços, o Palmeiras também desenha saídas iniciando o processo de reformulação do elenco.
As mudanças começaram com a rescisão de contrato com Dudu, que se despediu após 10 anos e deve defender o Cruzeiro no próximo ano, e avançaram com mais duas saídas: os volantes Gabriel Menino e Patrick, este capitão do Sub-20 e estourando a idade da base, que foram ao Atlético-MG na negociação por Paulinho.
O Verdão também abriu a possibilidade de ouvir propostas por Rony, interesse do Santos e de clubes de fora do Brasil, e pelo volante Zé Rafael. Este último, porém, ainda é visto como peça a aproveitar caso não apareça uma oferta vantajosa para ambas as partes.
Central do Mercado: Rony e Zé Rafael de saída? Veja os planos do Palmeiras para a dupla
Entre os remanescentes, nomes como o zagueiro Vitor Reis, o volante Richard Ríos e o centroavante Flaco López estão fora das opções negociáveis neste momento.
É assim que o elenco de 2025 começa a se desenhar, com mais força no setor ofensivo - preocupação na última temporada, ainda que com bons números no ataque - e buscando atletas mais "prontos", diferente do perfil "em desenvolvimento" adotado nos últimos anos.
- Goleiros: Weverton, Lomba e Mateus
Weverton larga como titular na posição, assim como nas últimas temporadas.
- Laterais-direito: Marcos Rocha, Mayke e Giay
Rocha terminou o ano como titular, tem contrato renovado até fim de 2025 e começa a desenhar a despedida. Giay chegou do San Lorenzo para ser seu substituto, mas ainda busca sua adaptação. Mayke, acumulando lesões, teve em 2024 o ano mais difícil no Verdão.
Palmeiras renova contrato de Marcos Rocha até o fim de 2025
- Laterais-esquerdo: Piquerez, Caio Paulista e Vanderlan
A posição terminou o ano questionada, com Caio Paulista perdendo a vaga para Vanderlan nas últimas rodadas. Piquerez, se recuperando de cirurgia no joelho, adiou as férias no fim do ano e está em uma força-tarefa para estar integrado ao grupo que ainda em janeiro.
- Zagueiros: Murilo, Gómez, Vitor Reis, Naves e Benedetti
O setor passou por mudanças constantes ao longo do ano, principalmente por lesões, mas chega a 2025 com Murilo e Gómez como titulares, com Vitor Reis vindo logo atrás. Ele ganhou a preferência sobre Naves, que chegou a receber proposta do Athletico. O novato Benedetti entra no perfil também de zagueiro canhoto que Abel tanto pede.
Apaixonado por pets, Vitor Reis é embaixador da ONG Cão sem Dono
- Volantes: Aníbal Moreno, Richard Rios, Zé Rafael e Fabinho
Aníbal larga como titular absoluto na posição, sendo com folga a melhor contratação do clube em 2024. Deve abrir a temporada ao lado de Richard Ríos e com Zé Rafael, caso permaneça, como primeiro reserva.
GE Palmeiras elege a melhor contratação de 2024
- Meias: Raphael Veiga, Mauricio, Rômulo, Felipe Anderson e Figueiredo
Entre os meias, Veiga e Mauricio entram em 2025 disputando a titularidade e deram competitividade à posição. Rômulo, contratado como destaque do Paulista, ainda não conseguiu se mostrar, e Figueiredo, muito elogiado na base, terá a primeira chance no profissional.
Felipe Anderson é na realidade meia-atacante. Com Abel, atuou em sua maior parte pelas pontas em 2024. Sob cobranças por mais egoísmo e riscos assumidos, ele terá em 2025 a chance de suprir as expectativas criadas sobre sua vinda.
Felipe Anderson, do Palmeiras, é o entrevistado de hoje no "Jogo com quem"
- Atacantes: Bruno Rodrigues, Estêvão, Facundo Torres, Flaco López, Luighi, Paulinho*, Rony e Thalys.
Estêvão é o titular absoluto neste setor, que tem Facundo Torres e Paulinho, ainda a ser oficializado, como novidades. Rony deve sair e Bruno Rodrigues ainda se recupera da segunda lesão no joelho. Luighi e Thalys, destaques no Sub-20, agora ganham continuidade.
Facundo Torres pode render no Palmeiras? Central do Mercado destrincha reforço
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge
Veja também