Todos os gols de Yuri Alberto, do Corinthians, pelo Brasileirão 2024
Yuri Alberto viveu uma temporada de altos e baixos muito parecida com a que o Corinthians teve ao longo de 2024. O atacante e o clube passaram por inúmeras turbulências, mas encerram a temporada em alta e com a expectativa de desempenhar ainda mais no próximo ano.
Ao longo de 2024, Yuri passou por problemas com o técnico Mano Menezes, jejum de gols, troca de treinadores, proposta para deixar o clube até conseguir engrenar e terminar o ano em alta como artilheiro do Campeonato Brasileiro e maior goleador do país.
Abaixo, o ge mostra a cronologia mês a mês do ano de Yuri Alberto no Corinthians:
Janeiro: zero gols
Yuri Alberto iniciou 2024 em baixa, sem conseguir fazer bons jogos e gols. Acompanhando o mau início do Corinthians no Campeonato Paulista, o camisa 9 entrou em campo quatro vezes, todas como titular, sem conseguir marcar.
O Timão perdeu três jogos e venceu apenas um. Foram quatro gols sofridos e apenas dois marcados. Na derrota para o São Bernardo, em 27 de janeiro, fora de casa, Yuri acabou sendo chamado de "burro" pelo técnico Mano Menezes. O episódio repercutiu muito.
Veja lance de Yuri Alberto que irritou Mano Menezes em São Bernardo x Corinthians
O lance que deixou Mano Menezes irritado ocorreu no segundo tempo, quando Yuri Alberto chegou atrasado na disputa de bola com o lateral Vitor Ricardo e acabou fazendo falta. A jogada irritou o técnico do Corinthians, já que o zagueiro ganhou tempo ao pedir atendimento médico, e Yuri correu o risco de receber cartão amarelo pela jogada.
– Você é burro? Você é burro? – disse o treinador à beira do campo em direção ao atacante.
Mano Menezes comenta episódios com Raniele e Yuri Alberto
Irritado com a atuação do Corinthians e com o rendimento de Yuri Alberto, Mano Menezes tirou o jogador de campo poucos minutos depois.
Fevereiro: 4 gols
Yuri foi parar no banco de reservas e abriu fevereiro como opção para o pressionado Mano Menezes. No entanto, marcou no primeiro jogo do mês saindo do banco, mas não evitou a demissão do treinador que virou desafeto.
O Corinthians fez seis jogos durenta fevereiro. Yuri foi titular em quatro e reserva em outros dois. Foram quatro gols marcados e a retomada da confiança com a chegada de António Oliveira, português com quem havia trabalhado no Santos.
Março: 2 gols
O terceiro mês do ano começou bem para o atacante, que, no fim de fevereiro, sofreu uma fratura na costela e se recuperou em tempo recorde. Yuri marcou em dois dos três jogos que o Corinthians disputou no período.
Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Timão entrou em campo apenas para cumprir tabela e garantir a permanência na elite estadual, além da primeira fase da Copa do Brasil.
Chegada de António Oliveira resgata bom ambiente de Yuri no Timão
Abril: 2 gols
Yuri começou abril marcando nos dois primeiros jogos do mês. No entanto, caiu de rendimento nas partidas seguintes e ficou quatro jogos sem balançar a rede.
O atacante marcou em jogos pela Copa Sul-Americana, competição que meses depois terminou com o Timão semifinalista e com o corintiano como vice-artilheiro. Em abril, foram cinco jogos, sendo quatro como titular.
Maio: 4 gols
Yuri Alberto marcou quatro vezes e igualou fevereiro como melhor mês da sua temporada até aquele momento. Foram três gols na Copa Sul-Americana e outro pela Copa do Brasil. No Brasileirão, o atacante passou em branco em um momento de baixa do clube na competição.
O atacante foi titular em três jogos e reserva em outros dois, com António Oliveira dando mostras que buscava outro jogador para o setor como alternativa ao momento instável do atacante.
Atacante Yuri Alberto fala de sua vida fora dos gramados
Junho: 2 gols
Yuri Alberto marcou apenas duas vezes em junho, em cinco jogos. E em uma única partida, contra o Atlético-GO. Os gols, aliás, foram os primeiros do jogador no Campeonato Brasileiro.
Yuri levou oito rodadas para balançar a rede no campeonato o qual que viria a terminar como artilheiro máximo, com 13 gols marcados, ao lado de Alerrandro, do Vitória.
Julho: 2 gols
O mês de julho foi o de maior jejum de Yuri Alberto na temporada pelo Corinthians. O atacante marcou apenas duas vezes em nove partidas que o time disputou no período.
Entre o fim de junho e fim de julho, Yuri passou nove jogos em branco. Foram mais de 40 dias sem gols até marcar contra Grêmio e Atlético-MG, em sequência, pelo Brasileirão.
E o Timão novamente trocou de técnico: António Oliveira saiu para a chegada do argentino Ramón Díaz.
Ramón Díaz explica evolução com Yuri Alberto: "Melhorou muitíssimo" | Abre Aspas
Agosto: 0 gols
Agosto foi um mês ruim para Yuri Alberto, que precisou passar por uma cirurgia para retirada da vesícula. Com isso, o atacante acabou perdendo alguns jogos e sendo desfalque do Timão no Brasileirão e na Copa do Brasil.
GE Corinthians comenta proposta do Wolverhampton por Yuri Alberto
Yuri passou o mês em branco, mas entrou em campo apenas duas vezes. Foi titular contra o Grêmio e reserva contra o Fortaleza. Apesar disso, despertou interesse de clubes europeus e quase deixou o clube por conta da pressão extracampo.
O Southampton, da Inglaterra, demonstrou interesse no jogador e tentou a contratação por empréstimo. O modelo de negócio não agradou ao Timão, que optou por manter o jogador.
Setembro: 2 gols
Yuri Alberto marcou duas vezes em seis jogos ao longo de setembro. O atacante foi titular cinco vezes e vinha sofrendo com críticas por perder muitos gols, principalmente em jogos pelo Campeonato Brasileiro.
A permanência na zona de rebaixamento rodada após rodada aumentou ainda mais a pressão dos torcedores em torno do futebol do atacante, que conseguiu dar três assistências e ajudar outros companheiros a marcarem.
O mês ainda teve a contratação de Memphis Depay, que depois ajudou Yuri a mudar o seu fim de temporada pelo Timão.
Outubro: 6 gols
Yuri Alberto emplacou a melhor sequência de gols marcados na temporada em outubro. Foram seis em seis jogos ao longo do mês.
Em noite de Yuri Alberto, Corinthians leva empate do Internacional no fim
O atacante marcou duas vezes contra Internacional e Racing, em jogos válidos por Brasileirão e Sul-Americana, respectivamente, e de deixou sua marca contra Athletico-PR e Racing.
O Timão acabou eliminado na semifinal da Sul-Americana e da Copa do Brasil, mas iniciou a arrancada para deixar as últimas posições do Brasileirão.
Novembro: 5 gols
Yuri manteve a boa sequência marcando e balançou as redes cinco vezes nos quatro jogos que o Corinthians disputou em novembro, acumulando seis partidas seguidas marcando.
A boa fase de Yuri foi potencializada pela parceria com Memphis e o acerto de Ramón Díaz no plano tático do Corinthians, que passou a atuar com dois atacantes e quatro homens no meio de campo.
Dezembro: 2 gols
Yuri encerrou a temporada marcando nos dois jogos que disputou em dezembro, totalizando oito partidas seguidas balançando as redes.
Com 15 gols, terminou o Campeonato Brasileiro como artilheiro ao lado de Alerrandro, do Vitória. Foi a primeira vez que o atacante terminou como maior goleador de uma competição desde o início da carreira.
Central do Mercado: Yuri Alberto diz que fica no Corinthians
Yuri fechou a temporada com 31 gols, um a mais que Pedro, do Flamengo, como o jogador com mais gols marcados atuando no futebol brasileiro.
Veja abaixo os gols de Yuri Alberto por competição em 2024:
- Campeonato Brasileiro: 15 gols;
- Copa Sul-Americana: 9 gols;
- Copa do Brasil: 2 gols;
- Campeonato Paulista: 5 gols;
- Total: 31 gols.
"Só aceitam proposta digna de artilheiro" diz Zé Edgar sobre negociação de Yuri Alberto
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
Veja também