TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


Todos os gols de Yuri Alberto, do Corinthians, pelo Brasileirão 2024

Todos os gols de Yuri Alberto, do Corinthians, pelo Brasileirão 2024

Yuri Alberto viveu uma temporada de altos e baixos muito parecida com a que o Corinthians teve ao longo de 2024. O atacante e o clube passaram por inúmeras turbulências, mas encerram a temporada em alta e com a expectativa de desempenhar ainda mais no próximo ano.

Ao longo de 2024, Yuri passou por problemas com o técnico Mano Menezes, jejum de gols, troca de treinadores, proposta para deixar o clube até conseguir engrenar e terminar o ano em alta como artilheiro do Campeonato Brasileiro e maior goleador do país.

Yuri Alberto celebra gol pelo Corinthians sobre o Grêmio — Foto: Liamara Polli/AGIF

Abaixo, o ge mostra a cronologia mês a mês do ano de Yuri Alberto no Corinthians:

Janeiro: zero gols

Yuri Alberto iniciou 2024 em baixa, sem conseguir fazer bons jogos e gols. Acompanhando o mau início do Corinthians no Campeonato Paulista, o camisa 9 entrou em campo quatro vezes, todas como titular, sem conseguir marcar.

O Timão perdeu três jogos e venceu apenas um. Foram quatro gols sofridos e apenas dois marcados. Na derrota para o São Bernardo, em 27 de janeiro, fora de casa, Yuri acabou sendo chamado de "burro" pelo técnico Mano Menezes. O episódio repercutiu muito.

Veja lance de Yuri Alberto que irritou Mano Menezes em São Bernardo x Corinthians

Veja lance de Yuri Alberto que irritou Mano Menezes em São Bernardo x Corinthians

O lance que deixou Mano Menezes irritado ocorreu no segundo tempo, quando Yuri Alberto chegou atrasado na disputa de bola com o lateral Vitor Ricardo e acabou fazendo falta. A jogada irritou o técnico do Corinthians, já que o zagueiro ganhou tempo ao pedir atendimento médico, e Yuri correu o risco de receber cartão amarelo pela jogada.

– Você é burro? Você é burro? – disse o treinador à beira do campo em direção ao atacante.

Mano Menezes comenta episódios com Raniele e Yuri Alberto

Mano Menezes comenta episódios com Raniele e Yuri Alberto

Irritado com a atuação do Corinthians e com o rendimento de Yuri Alberto, Mano Menezes tirou o jogador de campo poucos minutos depois.

Fevereiro: 4 gols

Yuri foi parar no banco de reservas e abriu fevereiro como opção para o pressionado Mano Menezes. No entanto, marcou no primeiro jogo do mês saindo do banco, mas não evitou a demissão do treinador que virou desafeto.

Yuri Alberto e o técnico António Oliveira em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

O Corinthians fez seis jogos durenta fevereiro. Yuri foi titular em quatro e reserva em outros dois. Foram quatro gols marcados e a retomada da confiança com a chegada de António Oliveira, português com quem havia trabalhado no Santos.

Março: 2 gols

O terceiro mês do ano começou bem para o atacante, que, no fim de fevereiro, sofreu uma fratura na costela e se recuperou em tempo recorde. Yuri marcou em dois dos três jogos que o Corinthians disputou no período.

Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Timão entrou em campo apenas para cumprir tabela e garantir a permanência na elite estadual, além da primeira fase da Copa do Brasil.

Chegada de António Oliveira resgata bom ambiente de Yuri no Timão

Chegada de António Oliveira resgata bom ambiente de Yuri no Timão

Abril: 2 gols

Yuri começou abril marcando nos dois primeiros jogos do mês. No entanto, caiu de rendimento nas partidas seguintes e ficou quatro jogos sem balançar a rede.

O atacante marcou em jogos pela Copa Sul-Americana, competição que meses depois terminou com o Timão semifinalista e com o corintiano como vice-artilheiro. Em abril, foram cinco jogos, sendo quatro como titular.

Yuri Alberto, Corinthians, Racing-URU, Sul-Americana — Foto: DANTE FERNANDEZ / AFP

Maio: 4 gols

Yuri Alberto marcou quatro vezes e igualou fevereiro como melhor mês da sua temporada até aquele momento. Foram três gols na Copa Sul-Americana e outro pela Copa do Brasil. No Brasileirão, o atacante passou em branco em um momento de baixa do clube na competição.

O atacante foi titular em três jogos e reserva em outros dois, com António Oliveira dando mostras que buscava outro jogador para o setor como alternativa ao momento instável do atacante.

Atacante Yuri Alberto fala de sua vida fora dos gramados

Atacante Yuri Alberto fala de sua vida fora dos gramados

Junho: 2 gols

Yuri Alberto marcou apenas duas vezes em junho, em cinco jogos. E em uma única partida, contra o Atlético-GO. Os gols, aliás, foram os primeiros do jogador no Campeonato Brasileiro.

Yuri levou oito rodadas para balançar a rede no campeonato o qual que viria a terminar como artilheiro máximo, com 13 gols marcados, ao lado de Alerrandro, do Vitória.

Gol de Yuri Alberto em Atlético-GO x Corinthians — Foto: Heber Gomes/AGIF

Julho: 2 gols

O mês de julho foi o de maior jejum de Yuri Alberto na temporada pelo Corinthians. O atacante marcou apenas duas vezes em nove partidas que o time disputou no período.

Entre o fim de junho e fim de julho, Yuri passou nove jogos em branco. Foram mais de 40 dias sem gols até marcar contra Grêmio e Atlético-MG, em sequência, pelo Brasileirão.

E o Timão novamente trocou de técnico: António Oliveira saiu para a chegada do argentino Ramón Díaz.

Ramón Díaz explica evolução com Yuri Alberto: "Melhorou muitíssimo" | Abre Aspas

Ramón Díaz explica evolução com Yuri Alberto: "Melhorou muitíssimo" | Abre Aspas

Agosto: 0 gols

Agosto foi um mês ruim para Yuri Alberto, que precisou passar por uma cirurgia para retirada da vesícula. Com isso, o atacante acabou perdendo alguns jogos e sendo desfalque do Timão no Brasileirão e na Copa do Brasil.

GE Corinthians comenta proposta do Wolverhampton por Yuri Alberto

GE Corinthians comenta proposta do Wolverhampton por Yuri Alberto

Yuri passou o mês em branco, mas entrou em campo apenas duas vezes. Foi titular contra o Grêmio e reserva contra o Fortaleza. Apesar disso, despertou interesse de clubes europeus e quase deixou o clube por conta da pressão extracampo.

O Southampton, da Inglaterra, demonstrou interesse no jogador e tentou a contratação por empréstimo. O modelo de negócio não agradou ao Timão, que optou por manter o jogador.

Setembro: 2 gols

Yuri Alberto marcou duas vezes em seis jogos ao longo de setembro. O atacante foi titular cinco vezes e vinha sofrendo com críticas por perder muitos gols, principalmente em jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Yuri Alberto comemora o segundo gol do Corinthians contra o Fortaleza na Sul-Americana — Foto: Baggio Rodrigues/AGIF

A permanência na zona de rebaixamento rodada após rodada aumentou ainda mais a pressão dos torcedores em torno do futebol do atacante, que conseguiu dar três assistências e ajudar outros companheiros a marcarem.

O mês ainda teve a contratação de Memphis Depay, que depois ajudou Yuri a mudar o seu fim de temporada pelo Timão.

Outubro: 6 gols

Yuri Alberto emplacou a melhor sequência de gols marcados na temporada em outubro. Foram seis em seis jogos ao longo do mês.

Em noite de Yuri Alberto, Corinthians leva empate do Internacional no fim

Em noite de Yuri Alberto, Corinthians leva empate do Internacional no fim

O atacante marcou duas vezes contra Internacional e Racing, em jogos válidos por Brasileirão e Sul-Americana, respectivamente, e de deixou sua marca contra Athletico-PR e Racing.

O Timão acabou eliminado na semifinal da Sul-Americana e da Copa do Brasil, mas iniciou a arrancada para deixar as últimas posições do Brasileirão.

Novembro: 5 gols

Yuri manteve a boa sequência marcando e balançou as redes cinco vezes nos quatro jogos que o Corinthians disputou em novembro, acumulando seis partidas seguidas marcando.

A boa fase de Yuri foi potencializada pela parceria com Memphis e o acerto de Ramón Díaz no plano tático do Corinthians, que passou a atuar com dois atacantes e quatro homens no meio de campo.

Yuri Alberto e Memphis Depay em Corinthians x Inter — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Dezembro: 2 gols

Yuri encerrou a temporada marcando nos dois jogos que disputou em dezembro, totalizando oito partidas seguidas balançando as redes.

Com 15 gols, terminou o Campeonato Brasileiro como artilheiro ao lado de Alerrandro, do Vitória. Foi a primeira vez que o atacante terminou como maior goleador de uma competição desde o início da carreira.

Central do Mercado: Yuri Alberto diz que fica no Corinthians

Central do Mercado: Yuri Alberto diz que fica no Corinthians

Yuri fechou a temporada com 31 gols, um a mais que Pedro, do Flamengo, como o jogador com mais gols marcados atuando no futebol brasileiro.

Veja abaixo os gols de Yuri Alberto por competição em 2024:

  • Campeonato Brasileiro: 15 gols;
  • Copa Sul-Americana: 9 gols;
  • Copa do Brasil: 2 gols;
  • Campeonato Paulista: 5 gols;
  • Total: 31 gols.

"Só aceitam proposta digna de artilheiro" diz Zé Edgar sobre negociação de Yuri Alberto

"Só aceitam proposta digna de artilheiro" diz Zé Edgar sobre negociação de Yuri Alberto

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

Veja também

Mais do ge