TIMES

Por Emilio Botta — São Paulo


Corinthians perde para Ponte Preta e se complica no Paulistão

Corinthians perde para Ponte Preta e se complica no Paulistão

Yuri Alberto assustou os torcedores do Corinthians ao deixar o Dérbi contra o Palmeiras de maca e imobilizado. No dia seguinte, o diagnóstico de fratura na costela aumentou a tensão em torno do período que o jogador poderia ficar fora de combate.

Em apenas sete dias, no entanto, o jogador não só se recuperou totalmente da lesão, mas também entrou em campo e jogou os 90 minutos da derrota do Timão para a Ponte Preta, no fim de semana, pela décima rodada do Campeonato Paulista.

– Os jogadores aqui jogam se estiverem 100%, se estiverem 99%, ficam em casa porque não vão poder ajudar. Nessa perspectiva, a decisão de incluir o Yuri foi porque ele estava clinicamente apto para nos ajudar – disse o técnico António Oliveira após a partida contra a Ponte.

Yuri Alberto em jogo do Corinthians contra a Ponte Preta — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Mas o que mudou entre o diagnóstico de fratura no oitavo arco costal e a plena recuperação em um curto espaço de tempo? O trabalho feito pelo jogador no dia a dia dos treinos, além das atividades complementares fora de casa, foram cruciais para Yuri ter uma condição física privilegiada.

Esse bom condicionamento físico "blindou" o jogador de uma lesão mais séria. Forte fisicamente, Yuri teve a região protegida do impacto da joelhada sofrida de Murilo, do Palmeiras. A lesão teria sido mais grave e o tempo de recuperação muito maior se o impacto fosse em uma pessoa sem os atributos do jogador.

Yuri faz um trabalho especial com o fisiologista Gustavo Jorge há seis anos, desde os tempos de sua formação no Santos. O profissional monitora e auxilia o jogador na preparação e recuperação física, além de nutrição, com anel de monitoramento do sono, mapa de calor e cronograma de atividades físicas complementares.

Yuri Alberto durante trabalho de aquecimento antes de Corinthians x Ponte — Foto: Marcos Ribolli

A preocupação com a forma física e a vida regrada de um atleta de alta performance ajudaram Yuri nos dias de reabilitação até o retorno parcial aos treinos, tudo em um espaço de apenas sete dias. O centroavante chegou a testar uma proteção no local para diminuir os impactos, mas o equipamento limitava os movimentos e acabou não sendo utilizado.

É importante ressaltar que o departamento médico do Corinthians não estipulou qualquer prazo para o retorno de Yuri Alberto após divulgar o diagnóstico de fratura, no dia seguinte da partida contra o Palmeiras. O departamento médico do clube evita condicionar o retorno de jogadores justamente pelo fato de cada atleta reagir de formas diferentes nos casos de lesões.

Yuri Alberto esteve em dez dos 11 jogos do Corinthians na temporada, oito deles como titular. O camisa 9 marcou quatro gols, sendo o vice-artilheiro do clube na temporada atrás apenas de Romero, que balançou as redes cinco vezes em 2024.

Qual a melhor formação do ataque para o Corinthians? Seleção Sportv debate formações

Qual a melhor formação do ataque para o Corinthians? Seleção Sportv debate formações

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

Veja também

Mais do ge