Competir no atual mercado do futebol brasileiro sem grandes receitas ou a intervenção de SAF´s é o principal desafio, e o Fluminense conseguiu uma contratação exemplar no cenário. Hércules passa longe de ter sido um investimento qualquer do clube carioca, mas o modelo conseguido pelo Tricolor foi uma ótima sacada.
Os 29 milhões de reais por 70% dos direitos econômicos do atleta configuram alternativa interessante aos 61 milhões que o Fortaleza chegou a sinalizar ao mercado em valor estipulado na multa. Há potencial de crescimento em Hércules, possibilidade de ganho esportivo, e até mesmo a condição de revenda a um mercado periférico dentro de algumas temporadas.
Revelado pelo Tiradentes(CE) em 2019, o piauiense de Jaicós chamou a atenção do Fortaleza pelas atuações que teve no Atlético Cearense em 2021. Inicialmente formou na equipe sub-23 do Leão do Pici, onde foi semifinalista do Brasileiro de Aspirantes. Anteriormente havia passado pelo Crato(CE) e pela base do EC São Bernardo.
Confira gols e assistências de Hércules pelo Fortaleza
O salto da segunda divisão cearense para o papel de relevância no elenco de Juan Pablo Vojvoda foi relativamente rápido e calçado naquilo que faz de melhor em campo. Hércules é um meio-campista de muita agressividade com a bola. Atua principalmente como um volante de chegada ao ataque, faz infiltrações na área, busca conduções em velocidade.
Os 19 gols marcados e as cinco assistências em 136 jogos pelo time principal do Fortaleza demonstram a veia ofensiva, característica que fez Vojvoda escalar Hércules em outras duas funções. Jogou como meia-central - por trás do centroavante – e também como um ‘’falso ponta’’ pela direita. Ajudava o lateral do setor no momento defensivo e afunilava com a bola.
Hércules não é um meio-campista que possua alta capacidade de articulação ou esbanje habilidade, não é um perfil mais cerebral, de descobrir companheiros em situações favoráveis com frequência. Acrescenta, no entanto, com movimentos de ataque à última linha rival, mobilidade para atrair marcadores e liberar espaços e linhas de passe aos companheiros.
Possui também ótimo chute de fora da área e leva perigo nas bolas aéreas ofensivas. Teve uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo em julho do ano passado e ficou oito meses sem entrar em campo. Depois que retomou o ritmo e a confiança, se tornou titular novamente do Leão na campanha que acabou com a 4ª colocação no Brasileirão 2024.
Defensivamente, Hércules é ótimo quando a equipe adianta o bloco de marcação. Tem facilidade para pressionar, tempo de combate em situações assim. Pode melhorar ao se posicionar a frente da área, principalmente quando atua em dupla com outro volante. É excelente puxando ataques rápidos. Entrega força e velocidade em jogos de muitas transições.
Dentro da proposta em que Mano Menezes costuma conduzir em suas equipes, se encaixa bem. Perfil totalmente diferente ao buscado pelo Fluminense na maioria das contratações feita em 2024. Ser corriqueiramente tão assertivo quanto na aquisição de Hércules não é tão simples, mas representa um ‘’protótipo’’ para clubes em situação parecida com a do Tricolor Carioca.
Veja também