A paratleta Wanna Brito e o treinador Marlon Gomes foram convocados para as disputas do Mundial de Atletismo Paralímpico, que vai acontecer entre os dias 17 e 25 de maio, em Kobe, no Japão. Os amapaenses vão integrar a delegação do Brasil na competição que antecede as Paralimpíadas de Paris, o evento mais aguardado pela dupla.
Medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Chile e recordista mundial no arremesso de peso com a marca de 7.85m, Wanna é a principal competidora do país na modalidade, na classe F32 (atletas com paralisia cerebral). Será a segunda participação da paratleta em mundiais, após a conquista da medalha de prata na edição 2023, realizada na França.
O treinador Marlon vai para sua primeira participação em um Mundial. Na avaliação do técnico, é um reconhecimento do trabalho dos amapaenses no cenário nacional e internacional.
"Atualmente nós temos 25 atletas, entre os 3 melhores do Brasil em várias modalidades. Pra gente é muito importante esse resultado e a convocação vai transmitir segurança para a Wanna conquistar o objetivo que é a medalha de ouro", comentou o Gomes.
Foram convocados 50 atletas e 10 atletas-guia pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Mundial vai acontecer no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos em Paris, por conta do adiamento do Mundial de 2021, que foi remarcado por conta da pandemia de Covid-19.
Carreira meteórica
Wanna foi diagnosticada com paralisia cerebral ainda no parto. Começou na natação no ano de 2018, mas migrou para o atletismo por incentivo do técnico Marlon Gomes. A primeira competição foi em 2020 e despontou no cenário paralímpico nacional após participar do Meeting Paralímpico Macapá 2022. Competiu ainda no Conexão Paralímpica, quando conquistou duas medalhas de ouro, e no Grand Prix de atletismo em Marrakech em 2023, ganhando um ouro e uma prata.
Ouro no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; prata no arremesso de peso no Mundial Paris 2023; ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de club no Grand Prix de atletismo em Marrakech 2023.
Sobre a categoria
A classe F32 é exclusiva para atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento.
Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.
Veja também