TIMES

Por Patrick Almeida, ge AP — Macapá


Wanna Brito com a medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos 2023 — Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

A brasileira Wanna Brito conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso F32 dos Jogos Parapan-Americanos 2023 e quebrou o recorde da competição com a marca de 7.36 metros. Natural de Macapá (AP), a paratleta subiu no lugar mais alto do pódio nesta sexta-feira (24), em Santiago no Chile.

A vitória da amapaense veio com a melhor marca sul-americana, que pertencia a colombiana Nhora Medina com 6.77 metros. Ela ficou na frente da americana Beth Grauer que conseguiu a marca de 7.20 metros e da brasileira Leyliane de Castro que conquistou a medalha de bronze, com 4.55 metros.

Wanna Brito conquista ouro e quebra recorde nos Jogos Parapan-Americanos com a marca de 7.36 metros — Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Wanna chegou com favoritismo aos jogos, após ter ficado em 2º lugar no Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado na França, ficando atrás apenas da ucraniana Anastasiia Moskalenko, que ficou com o ouro após atingir 7.50 metros.

Quebrando recordes

Aos 26 anos, a paratleta segue fazendo história no paratletismo do continente americano. Em 2023 ela também bateu outros dois recordes das Américas, na 1ª fase do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. Wanna conquistou os títulos nas provas do arremesso de peso e lançamento de club, na Classe F32, para atletas com lesões encefálicas que competem sentados, conforme classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Wanna Brito conquista medalha de ouro e quebra recorde nos Jogos Parapan-Americanos

Wanna Brito conquista medalha de ouro e quebra recorde nos Jogos Parapan-Americanos

Treinador e incentivador

Wanna começou a competidor incentivada pelo treinador amapaense Marlon Gomes. Escolhido melhor técnico do último Brasileiro de Paratletismo Loterias Caixa, ele viajou pela primeira vez com a delegação brasileira e foi peça chave na preparação da amapaense para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.

Treinador Marlon Gomes e Wanna Brito nos Jogos Parapan-Americanos 2023 — Foto: Marlon Gomes

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge