O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%. A Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses.
O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%. A Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses.
O volume do reservatório é de 33,1%, abaixo do ideal que é acima de 40% para essa época do ano, segundo especialistas. As chuvas ficaram abaixo da média na região do Cantareira em quase todos os meses do ano, de acordo com dados do Cemaden. Sabesp nega risco de desabastecimento.
Companhia diz, porém, que fornecimento pode ser normalizado apenas na segunda-feira (22) e pede que a população use água de forma consciente. Obra trocou válvula de 16 toneladas e reforçou a estrutura do sistema.
Segundo a Sabesp, procedimento está previsto para ocorrer entre as 18h de sábado (20) e as 6h de domingo (21). Companhia diz, porém, que fornecimento de água pode ser normalizado apenas na segunda-feira (22).
Última projeção do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica que reservatório poderá chegar a 26% em setembro caso se mantenha déficit de chuvas de 25%. Níveis baixos já provocam mais tempo de redução de pressão em casas. Sabesp nega e sugere uso consciente.
Projeção anterior indicava que índice seria de 17% em abril. Alteração positiva ainda indica possibilidade de falta de água em 2022, de acordo com professor da USP. Sabesp afirma que 'não há risco de desabastecimento na Região Metropolitana de São Paulo neste momento'.
Volume total de água acumulado em todos os reservatórios da Grande SP é 14% menor do que o armazenado em 2013, ano anterior à crise hídrica, o que pode indicar nova crise no ano que vem.
O mais importante manancial da Grande SP registrou três dias de estabilidade em seu volume operacional desde 13 de outubro; transferência da água do Rio Paraíba do Sul é permitida sábado (16).
Com o fim do período das chuvas, o alerta dos especialistas é para a população economizar água.
Em breve!
Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.