Os atentados na França, a aprovação do casamento gay nos Estados Unidos e a chegada de refugiados à Europa foram alguns dos assuntos que dominaram as discussões no Twitter em 2015. A rede social publicou um balanço do ano nesta segunda-feira (7).
Apesar de não serem quantificados da mesma forma que os tuítes mais populares de 2015, categoria que os membros do grupo pop One Direction dominam com facilidade, esses momentos representam o que o mundo falou no Twitter em 2015.
#PrayForParis foi usada após os atentados terroristas em Paris de 13 de novembro, e #JeSuisCharlie, depois dos ataques à redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo.
#BlackLivesMatter é uma hashtag que representa um movimento social que nasceu após os incidentes de racismo e violência nas cidades de Ferguson e Charleston, nos Estados Unidos.
Em junho, quando a Suprema Corte dos EUA aprovou o casamento gay em todo o país, as hashtags #MarriageEquality e #LoveWins foram usadas para celebrar a aprovação da união entre pessoas do mesmo sexo. Na ocasião, o Facebook foi dominado por fotos de perfil em apoio à causa.
Já #RefugeesWelcome foi usada para prestar solidariedade aos refugiados do Oriente Médio e da África na entrada para a Europa.
O garoto Ahmed Mohammed, detido em sua escola no Texas (EUA) por levar um relógio artesanal que supostamente lembrava um bomba, também foi apoiado nas redes sociais com a hashtag #IStandWithAhmed.
Em seguida, o Twitter destaca as eleições nacionais em países como Argentina, Canadá, Cingapura, Índia e Reino Unidos.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino aparece em seguida com a hashtag #FIFAWWC. Segundo o Twitter, os tuítes sobre o torneio vencido pelos Estados Unidos foram vistos mais de 9 de bilhões de vezes. E foi neste ano que a série "Fifa" incluiu pela primeira vez seleções femininas no game.
As imagens aproximadas de Plutão, registradas pela sonda New Horizons, também foram comentadas na rede social com a hashtag #PlutoFlyBy. Em um só dia, 14 de julho, foram mais de 1 milhão de mensagens.
E parece que foi no ano passado, mas não. A discussão do vestido, que para algumas pessoas era azul e preto, mas para outras era branco e dourado, chamou a atenção de milhões e virou assunto do momento com as hashtags #TheDress, #BlueandBlack e #WhiteandGold.
Por fim, o Twitter destaca a entrada de Caitlyn Jenner na rede social. O ex-atleta olímpico americano Bruce Jenner, de 65 anos, assumiu sua transexualidade. A conta criada por ela (@Caitlyn_Jenner) foi a que chegou mais rapidamente à marca de 1 milhão de seguidores na rede social: 4 horas e 4 minutos.
rede social em 2015 (Foto: Divulgação/Twitter)
Emojis
O Twitter também divulgou a lista de emojis mais usados. E a seleção representa bem o lado zueiro que a rede social também tem. O mais popular é o emoticon chorando de rir, seguido pelo olhar de corações.