28/08/2013 16h11 - Atualizado em 28/08/2013 16h11

Termos do mundo digital, phablet e selfie entram para o dicionário

Oxford inclui nesta quarta palavras como hackerspace e bitcoin.
Segundo publicação, palavras estavam no radar antes de junho de 2012.

Do G1, em São Paulo

O novo smartphone da Samsung foi revelado em evento em Nova York (Foto: Don Emmert/AFP)O novo smartphone da Samsung foi revelado
em evento em Nova York (Foto: Don Emmert/AFP)

Se você não sabe o que significam expressões como BYOD, phablet e selfie, agora é possível recorrer ao dicionário?

O tradicional dicionário britânico Oxford anunciou nesta quarta-feira (28) a inclusão destas e de outras palavras relacionadas ao mundo da tecnologia.

Segundo a empresa que edita o Oxford, apesar de as palavras só entrarem agora no dicionário, já entraram no radar bem antes. Selfie e phablet, por exemplo, chamaram a atenção antes de junho de 2012.

“A tempo, selfie surgiu primeiramente no contexto das redes sociais, mas tem atraído a atenção da mídia após Hillary Clinton aparentemente usar a palavra em uma mensagem de texto ao dono do Tumblr dedicada a uma imagem em que ela aparecia enviando torpedos”, escreveu a Oxford na nota de lançamento.

Para quem ainda não sabe, Segundo o Oxford, selfie é “uma fotografia que alguém tira de si mesmo, tipicamente feita com um smartphone ou uma webcam e publicada em um site de rede social”.

E completa com um exemplo: “Ocasionalmente, selfies são aceitáveis, mas postar uma nova imagem de si mesmo todo dia não é necessário”.

Já phablet, uma palavra criada a partir da fusão de phone e tablet, é um “smartphone que possui uma tela de tamanho intermediária entre a de um típico smartphone e a de um tablet”. O Galaxy S4, da Samsung, é o exemplar precursor da categoria.

Além dessas, a Oxford incluiu outras palavras como bitcoin, BYOD, digital detox, geek chic, hackerspace, internet of thing e MOOC. Você sabe o que significam? Veja abaixo.

Bitcoin
Uma moeda digital cujas transações podem ser feitas sem a necessidade de um banco central.

BYOD (Bring your own device)
A prática de permitir aos empregados de uma organização usar seus próprios computadores, smartphones ou qualquer outro dispositivo para trabalho.

Digital detox
Um periodo de tempo durante o qual a pessoa evita usar dispositivos eletrônicos, tanto smartphones quanto computadores, condiderando como uma oportunidade de reduzir o estresse ou focar em interações sociais no mundo físico.

Geek chic
As roupas, aparência e cultura associada a entusiastas em computação e tecnologia, considerando como um estilo ou elegante.

Hackerspace
Um lugar no qual as pessoas com interesse em computação ou tecnologia podem se reunir para trabalhar em projetos enquanto compartilham ideia, equipamentos e conhecimento.

Internet of things
Uma proposta de desenvolvimento da internet na qual objetivos do dia a dia possuem conexão à rede, permitindo a eles enviar e receber informação.

MOOC
Um curso de estudos disponibilizado na internet sem cobrança para uma grande quantidade de pessoas.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de