pagamentos pelo celular. (Foto: Divulgação)
A MasterCard apresentou durante o evento Mobile World Congress, em Barcelona, seus planos para dominar o mercado de pagamentos móveis na segunda-feira (25), com uma "carteira virtual" que permite que os clientes armazenem detalhes pessoais de pagamento em seus celulares e evitem filas de caixa ao pagar escaneando o código de barras do produto na loja, informou a agência Reuters.
Conforme detalhou a empresa ao G1, o novo aplicativo chamado MasterPass é uma evolução de seu serviço de pagamentos móveis PayPass Wallet Services, que foi anunciado no início de 2012 e esteve em fase de testes com estabelecimentos e emissores selecionados.
Companhias de serviços financeiros como a MasterCard, bem como empresas de tecnologia como o Google e o PayPal, do eBay, estão procurando maneiras de aproveitar a prevalência de celulares sofisticados entre seus clientes por meio da oferta de programas que armazenariam virtualmente detalhes de cartões de crédito e débito, cupons de desconto e detalhes de programas de fidelidade.
A MasterCard anunciou nesta segunda-feira que o MasterPass, permitiria que os clientes paguem por suas compras sem se aproximar do caixa. Basta escanear um código de barras e criar um recibo digital em seu celular ou tablet, que pode ser exibido na saída da loja.
O sistema também poderá ser usado para facilitar os pagamentos on-line, permitindo que os compradores "comprem com um clique", sem ter de inserir os detalhes de seus cartões de crédito ou débito para realizar cada transação.
O novo sistema está chegando quase um ano depois da primeira incursão da MasterCard ao mercado de pagamentos móveis, com o PayPass, que permite que os clientes paguem por suas compras em uma loja simplesmente tocando um sensor com seus cartões.
A administradora norte-americana de cartões de crédito informou que o sistema MasterPass seria introduzido na Austrália e Canadá até o final de março. Os Estados Unidos serão o mercado seguinte no segundo trimestre, e o Reino Unido deve receber o sistema no terceiro trimestre.
Os grupos de varejo participantes incluem Argos, Boots e American Airlines , enquanto os bancos participantes incluem BBVA e Santander da Espanha, Citigroup dos EUA, Intesa Sanpaolo da Itália, e o Swedbank da Suécia.
Ed McLaughlin, vice-presidente de pagamentos emergentes na MasterCard, informou que os bancos pagariam para usar a tecnologia, mas não forneceu detalhes sobre os custos. Os bancos também poderão usar uma versão com suas marcas em carteiras virtuais MasterPass.
pagamento móvel. (Foto: Divulgação/Visa)
Visa e Samsung
A Visa também aproveitou o evento para demonstrar a versão de testes de seu sistema de pagamentos móveis em uma parceria mundial com a Samsung.
Com a aliança, os aparelhos da Samsung compatíveis com a tecnologia de pagamentos por aproximação Near Field Communication (NFC) já terão o aplicativo de pagamentos Visa PayWave pré-instalado. De acordo com a administradora de cartões e pagamentos, o consumidor usará o aplicativo de pagamento móvel fornecido pela instituição financeira da qual é cliente por meio do sistema Mobile Provisioning Service da Visa.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.