O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos atraiu cerca de 12.500 candidatos que concorrem a 140 vagas. As provas começam na próxima terça-feira (15) e seguem até a sexta (18).
O desafio de entrar no ITA ficou mais complicado esse ano. A concorrência é de quase 90 candidatos por vaga. Ao todo, são oferecidas 140 vagas - 30 a menos do que na edição anterior - para os seis cursos de graduação em engenharia (aeronáutica, mecânica-aeronáutica, eletrônica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial).
De acordo com o ITA, a redução de vagas é devido às reformas para ampliação das salas de aulas e laboratórios, previstas para serem concluídas no primeiro semestre de 2016.
São José dos Campos (Foto: Reprodução/
TV Vanguarda)
Sem estresse!
Uma semana antes das provas, depois de um ano de lições, turmas de cursinhos voltadas especificamente para o vestibular do ITA aplicam aulas de revisão do conteúdo. Para muitos estudantes, esta é a hora de tentar realizar um sonho: entrar em uma das instituições de ensino mais disputadas do país.
“Faço provas semanais e são muitas horas de estudo em casa fora as aulas”, conta o estudante Guilherme Marinot de
Jovens de outros estados fazem parte de um grupo de cursinho em São José dos Campos. Hugo Bittencourt é de Minas Gerais e conta que tem tentado controlar a ansiedade. “Relaxar não dá, só no último dia de prova. Mas é preciso se controlar porque a ansiedade não ajuda em nada. Temos que confiar no esforço feito até agora”, diz.
Nesta sexta-feira (11) eles encararam a última aula antes da semana de provas. Hora de repassar o conteúdo. E depois de tanto estudo, dizem os professores, a formula prefeita para se dar bem no vestibular é concentração.
Estudante do ITA há dois anos, Adauto Braz garante que vale a pena o esforço. “As pessoas que você vai encontrar aqui são excepcionais. Apenas ter contato com elas durante cinco anos agrega muito”, diz.