Capitão Souza será secretário de segurança, em Taubaté
Carlos Alberto de Souza, conhecido como Capitão Souza (PRD), foi anunciado nesta quarta-feira (11) como secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Taubaté a partir de 2025, quando o prefeito eleito Sérgio Victor (Novo) vai assumir a gestão municipal.
Capitão Souza, que também atuou no primeiro escalão do governo Saud (PP), chegou a ser pré-candidato ao cargo de prefeito nas eleições deste ano, pelo PRD, mas a candidatura não foi oficializada pelo partido e ele anunciou apoio a Sérgio Victor.
O policial militar é formado pela Escola de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Na PM, ele já comandou batalhões em Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos e em Taubaté, onde atuou com foco em policiamento preventivo e implantou o programa Vizinhança Solidária.
Na política, Capitão Souza concorreu à prefeitura de Taubaté em 2020, e foi o quarto mais votado, atrás de Saud - eleito em segundo turno -, Loreny e Eduardo. Na ocasião, Souza recebeu 19.095 votos, equivalente a 13,35% dos votos válidos.
Em 2021, foi nomeado secretário de Segurança Pública na cidade, durante o governo José Saud (PP). Ficou seis meses fora do cargo em 2022 para concorrer a deputado federal por São Paulo, pelo PL. Ele recebeu 37.969 votos e ficou como suplente. Após as eleições, voltou ao cargo, que ocupou até fevereiro de 2024.
O prefeito eleito de Taubaté anunciou outros seis nomes para o secretariado:
- Matheus Prado, secretário de Administração
- Marcela Franco, secretária de Planejamento Urbano
- Marco Tolomio, secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social
- Rosana Gravena, secretária de Saúde
- Fernando Vale, secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida
- Antônio Carlos Ozório, secretário de Governo e Relações Institucionais
Capitão Souza — Foto: Divulgação
Troca na prefeitura
Atual prefeito de Taubaté, José Saud (PP) vai deixar o cargo no fim deste ano. Eleito em 2° turno, no dia 27 de outubro, Sérgio Victor (Novo) vai assumir a prefeitura a partir de 2025.
Ele tem 37 anos e venceu disputa contra Ortiz Junior (Republicanos). De acordo com o TSE, Sérgio foi eleito com 97.450 votos (61,98% dos votos válidos), contra 59.768 votos de Ortiz Junior (38,02%).