Será possível admirar a obra de 20 fotógrafos emergentes no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) — Foto: Ronaldo Gutierrez
O Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) receberá uma exposição que reúne o trabalho de 20 fotógrafos emergentes da Baixada Santista. O projeto (IN) Foco ficará disponível entre esta segunda-feira (19) e o dia 19 de outubro deste ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Organizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), a exposição conta com curadoria do professor Dr. Carlos Zibel e mostra aspectos culturais e paisagens da região.
De acordo com o ISPAC, a seleção dos artistas foi baseada na qualidade técnica e na originalidade das fotos. Entre os 400 candidatos, 20 foram escolhidos. Cada fotógrafo expõe duas obras na mostra.
Os fotógrafos participaram de dois laboratórios conduzidos pelo curador. O primeiro em 15 de junho foi focado em questões gerais da fotografia, e o segundo, em 22 de junho, eles produziram novas fotografias que interpretassem o tema Baixada Santista.
“O objetivo era que os fotógrafos explorassem aspectos culturais, tipologias de pessoas ou composições livres, sempre referenciando a Baixada Santista. Observamos um desenvolvimento significativo nas imagens enviadas, refletindo a evolução do trabalho dos participantes,” disse o curador, em nota divulgada pelo ISPAC.
Cada fotógrafo vai expor duas obras na mostra, em Santos (SP) — Foto: Júlia Oliveira
Além da exibição, será impresso um catálogo com as fotos expostas por cada participante e a análise crítica do curador sobre essas obras. “Acreditamos que esse material vai facilitar a introdução do artista na carreira fotográfica,” afirmou Zibel.
O Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) é uma organização dedicada à promoção e ao desenvolvimento da cultura por meio de projetos inovadores e inclusivos. Foi fundado há 20 anos por uma equipe de acadêmicos, pesquisadores, realizadores e produtores culturais, e está presente em 18 estados e dezenas de cidades do país.