Por g1 Santos


Sabesp pede uso consciente de água após fortes chuvas atingirem os sistemas no litoral de SP — Foto: Freepik

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pediu o uso consciente da água em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, no litoral paulista, após as fortes chuvas que atingiram a região causarem os sistemas de produção de água.

Conforme apurado pelo g1 junto à Defesa Civil Estadual, essas cidades, exceto Mongaguá, registraram os maiores acumulados das últimas 12h no estado.

De acordo com a Sabesp, os sistemas de produção de água sofreram com a chegada de materiais nos rios prejudicando a qualidade da água bruta e causando entupimentos nas captações, incapacitando a produção plena de água.

Por este motivo, a companhia pede o uso consciente da água nos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e São Vicente até que o abastecimento seja normalizado. A previsão é que isso ocorra ainda nesta terça-feira (24).

Para minimizar os impactos, a Sabesp informou que está adotando diversas medidas operacionais e técnicas como manobras entre sistemas e otimização da reservação existente nessas cidades.

A Sabesp informou que os canais de atendimento funcionam 24h para solicitações de vistoria e orientações sobre o uso consciente da água. Os clientes podem entrar em contato gratuitamente pelo telefone 0800-055-0195 ou pelo WhatsApp oficial da Sabesp no número (11) 3388-8000.

Acumulado de chuva nas últimas 24h

São Vicente (Jardim Rio Branco) 36 mm
Peruíbe (Parque do Trevo) 35 mm
Praia Grande (Alice) 26 mm
Praia Grande (Alice Geotec) 25 mm
Itanhaém (Nossa Senhora Sion) 24 mm
São Vicente (Parque Prainha) 22 mm
Praia Grande (Xixová) 21 mm
Peruíbe (Centro) 18 mm

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!