em Cubatão, SP (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Um dos homens presos durante uma operação contra o tráfico de drogas na Baixada Santista é um conhecido líder comunitário da comunidade Cota 200, que fica na Serra do Mar, às margens da Via Anchieta, em Cubatão (SP). Claudio Costa foi detido na noite da última quarta-feira (18) dentro da própria casa enquanto embalava pinos de cocaína. Há 10 anos ele possui uma empresa de segurança e vigilância na cidade.
Segundo a Polícia Civil, o líder comunitário usava a própria residência para preparar, separar e distribuir a droga na comunidade. Apesar de não ter passagens pela polícia, o delegado Wanderley Mange explica que as suspeitas contra ele começaram porque os agentes suspeitaram do comportamento de Claudio em comentários nas redes sociais.
"Ele começou a terminar as postagens mencionando 'Paz, Justiça e Liberdade', que todo mundo sabe, é uma saudação de uma facção criminosa. Isso despertou a nossa a atenção e começamos a monitorar", detalhou o delegado sobre as investigações que tiveram início há cerca de um ano.
Na casa do líder comunitário foram apreendidos 500 pinos de cocaína já embalados e prontos para a venda, além de 4 mil pinos também de cocaína, mas ainda não embalados e mais 5 mil porções de maconha.
Além de Claudio, a polícia também encontrou no imóvel Jean Gonçalves dos Santos, que ajudava a preparar a droga. Jean já tens passagem por tentativa de homicídio contra dois PMs, um em 2014 e uma no ano passado. Um terceiro suspeito preso no local é Diego Antunes de Carvalho.
Operação
A operação realizada em seis cidades da região terminou com 62 pessoas presas e 44,5 kg de droga apreendidas. Também foram encontrados quatro armas e um colete à prova de balas. De acordo com a Polícia Civil, 170 policiais das cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Bertioga, Cubatão e Guarujá realizaram diversas diligências durante 24 horas para cumprir mandados de prisão e flagrantes na região.