A Polícia Civil divulgou na tarde desta quinta-feira (22), em Santos, no litoral de São Paulo, o balanço de uma operação deflagrada nas últimas 24 horas em cidades da Baixada Santista, com o objetivo de desmantelar grupos que atuam com o crime organizado. Nesse período, foram efetuadas prisões e apreendidas armas de uso restrito, além de drogas.
Os números foram revelados pelo delegado seccional de Santos, Manoel Gatto Neto, durante entrevista coletiva no Palácio da Polícia.
concedeu entrevista (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
A operação da Polícia Judiciária, que contou com a atuação de 160 policiais e 70 viaturas, abrangeu as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram detidas 237 pessoas, sendo que 71 ficaram presas, 54 por força de mandados de prisão e 17 em fragrante delito. Também foram levados em custódia 12 adolescentes.
Ao todo, foram apreendidos 27 kg de entorpecentes, sendo 12 kg de maconha, 6 kg de cocaína, 1 kg de crack e frascos de lança-perfume. Também foram localizadas munições e sete armas, com destaque para uma submetralhadora 9mm de fabricação ainda não identificada, encontrada na Vila dos Pescadores, em Cubatão, além de uma réplica de fuzil.
“A operação começou às 13h do dia 21 e terminou às 13h do dia 22. Essa atuação de campo foi programada nos últimos 30 dias também como um ato preparatório para as festividades de fim de ano”, revelou o delegado.