O ganso que foi achado ferido e sem o bico em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, finalmente voltou à natureza nesta segunda-feira (7). O animal recebeu uma prótese de bico feita em uma impressora 3D, em uma operação considerada inédita no Brasil. A ave foi solta na Lagoa Adriana e foi acompanhada por várias pessoas que participaram do processo de recuperação, além de moradores da cidade.
Batizada de Vitória, o ganso fêmea ficou conhecido ainda em outubro, quando foi encontrado sem o bico e com a lingua torta, por voluntários da ONG Amigos do Mar. Após algumas semanas, a ave foi submetida a uma cirurgia por profissionais do Centro Veterinário da Unimonte, em Santos.
A equipe decidiu construir um bico em três dimensões para tentar ajudar o ganso a voltar a se alimentar sem a ajuda humana. A peça foi produzida por uma equipe multidisciplinar que já realizou reconstruções faciais e outras próteses para animais no Brasil e no exterior.
(Foto: Luis Paes/TV Tribuna)
Depois das medições, o designer Cícero Moraes, que é do Mato Grosso, projetou um novo bico usando um programa de computador. Com a projeção virtual, o bico foi confeccionado em Santos pelo especialista em odontologia forense Paulo Miamoto, em uma impressora 3D.
Uma resina usada em próteses dentárias foi utilizada para fazer a primeira fixação do novo bico. Em seguida, quatro parafusos foram utilizados para fixar bem o bico. Todo o procedimento cirurgico foi realizado em aproximadamente 1h40.
universidade santista (Foto: Luis Paes/TV Tribuna)
Após passar 44 dias isolada para aprender a se alimentar usando a prótese, Vitória finalmente foi levada para casa e o reencontro com seu habitat foi acompanhado por diversos moradores. "Tirei fotos, filmei, é muito interessante porque é difícil a gente ver um implante desses com sucesso", conta a auxiliar de escritório Adriane Lima.
O técnico ambiental Cristian Negrão acompanhou todo o processo de recuperação de Vitória e agora pede a ajuda da população para continuar cuidando da ave. "Eu faço um convite para a comunidade local. Precisamos encontrar um companheiro para ela. Que tragam um ganso para que ela tenha uma vida melhor ainda porque ninguém pode viver sem ninguém e o legal seria ver futuramente uma ninhada dela", conclui.