Papais Noéis Franklin, Maurício, José Carlos e André Luis espalhando alegria nesse Natal em Ribeirão Preto, SP e Barretos, SP — Foto: Fábrica de Retratos - Acirp / Raissa Pereira Moura / Divulgação - Necta / Juvenal Nascimento
Símbolo do Natal, o Papai Noel é um dos personagens mais celebrados e está sempre envolto em um manto de alegria e esperança. Afinal, é a ele que milhares de crianças e adultos que acreditam em sua magia confidenciam os sonhos mais desejados.
Mas por trás da barba branca e do traje vermelho de quem representa essa figura no mundo todo, há homens que também sonham com presentes ou simplesmente com a prosperidade.
Em entrevista ao g1, Papais Noéis em Ribeirão Preto (SP) e Barretos (SP) revelaram o que realmente desejam para o Natal e qual é, na opinião deles, o verdadeiro sentido da festa.
Mais do que ‘bons velhinhos’, eles são reflexo de algo maior: o desejo de que o espírito do Natal não se limite a um único mês do ano, mas que seja vivido todos os dias com respeito, bondade e carinho.
Papais Noéis revelam pedidos inusitados e emocionantes de Natal
🎅 Veja os relatos:
Papai Noel Franklin
José Franklin Winston atua como Papai Noel há 37 anos. Nascido em Ribeirão Preto ele diz ter raízes em uma família humilde que passou por dificuldades financeiras, mas que conseguiu seguir em frente graças à solidariedade de amigos.
Diante disso, hoje, aos 79 anos, ele afirma que o maior presente é que as pessoas restaurem laços de amizade genuína, perdidos ao longo do tempo.
“Amizade, segundo o mestre amado Jesus, que é o dono da festa de dezembro, é luz no caminho. Eu queria que este Natal, como todos os outros, fosse de paz, de luz, de esperança e de fraternidade entre os povos do mundo."
Para Franklin, a verdadeira magia do Natal vai além dos presentes e das luzes. Ele vê o Natal como um tempo de renovação espiritual e de reflexão sobre a importância de ajudar ao próximo, seja com pequenas ou grandes atitudes.
Papai Noel José Franklin Winston Teixeira de Andrade e Mamãe Noel Ivani Pereira dos Santos, em Ribeirão Preto, SP — Foto: Fábrica de Retratos/Acirp
LEIA TAMBÉM:
Papai Noel Maurício
Maurício Corrêa virou Papai Noel em Ribeirão Preto em 2022, aos 60 anos, após enfrentar um período difícil de depressão. Ele deixou a carreira no mercado de exportação de milho e assumiu o posto por inspiração de outro bom velhinho.
Deixou a barba crescer para dar mais convicção ao papel e nunca mais parou de alegrar as crianças. Funcionou como uma espécie de terapia.
Papai Noel Maurício Corrêa abraça criança em shopping de Ribeirão Preto — Foto: Isabela Sousa Faustino
Entre tantos pedidos e cartinhas que recebe, Maurício coloca no topo da sua lista de prioridades algo que não é material, mas que muitas pessoas gostariam: saúde para quem ama. O bem-estar de sua esposa está acima de tudo.
“O que eu mais quero nesse mundo é que minha mulher melhore na saúde. Não é impossível para Deus.”
Para Maurício, a magia do Natal é sobre amor e empatia. Ele lamenta que, muitas vezes, as pessoas só demonstrem bondade durante a temporada natalina. “O que falta mais nesse mundo é amor no coração de todo mundo. A felicidade é um presente que deve ser levada durante todo o ano.”
Do ponto de vista tangível, ou seja, que se pode tocar, o Papai Noel Maurício deseja um carro novo para passear com a companheira.
Papai Noel José Carlos
Há 17 anos, José Carlos começou sua trajetória como Papai Noel, quando foi convidado pelo amigo José Franklin. A primeira vez que viveu o bom velhinho foi em uma apresentação com o Coral Arco-Íris. Desde então, tem se dedicado a encantar crianças em Ribeirão Preto.
Papai Noel José do Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya em Ribeirão Preto, SP — Foto: Divulgação / Necta
Embora seu maior desejo seja por saúde, José Carlos tem um sonho simples, mas muito significativo: viajar. Aos 79 anos, o Papai Noel sente que a idade traz desafios, mas a vontade de conhecer novos lugares e de continuar espalhando alegria é algo que o mantém motivado.
“O sonho agora da gente que tem uma certa idade é viajar. A preocupação nossa o ano todo é com saúde, sempre se tratando e tal, ter mais saúde para poder fazer mais um ano. Até Deus quiser.”
Para José Carlos, o Natal é um tempo de reflexão sobre os valores mais humanos, como a compreensão, o amor e a fé. Ele observa que as pessoas costumam ser mais gentis e solidárias nessa época, mas que esses sentimentos precisam ser cultivados durante todo o ano.
“A magia do Natal é o que está acontecendo agora. As pessoas têm que ter mais compreensão uma com a outra, ter mais amor. É mais ou menos isso. Só que no ano inteiro as pessoas não são assim, sabe?”
Papai Noel André Luis
Natural de Barretos, André Luiz da Costa, é um jovem Papai Noel de 51 anos. Além de receber crianças em um shopping na cidade, ele participa de eventos beneficentes, como no Hospital do Amor, referência no país no tratamento do câncer.
Papai Noel André Luis da Costa do North Shopping de Barretos, SP — Foto: Juvenal Nascimento
André Luis tem um sonho que reflete bem sua paixão pelo personagem que interpreta. É ter saúde suficiente para realizar uma viagem à Lapônia, terra do Papai Noel original, no próximo ano. “Quero ver essa magia, quero sentir essa emoção lá”, diz.
Na opinião dele, o Natal não é apenas um evento festivo, mas uma experiência emocional profunda. Ele menciona a esperança nos olhos das crianças e dos adultos, como as luzes têm um efeito transformador e a união das famílias.
*Sob a supervisão de Thaisa Figueiredo