Por EPTV


Novo vídeo mostra avião caindo de bico em direção ao solo em Jaboticabal, SP

Novo vídeo mostra avião caindo de bico em direção ao solo em Jaboticabal, SP

Novas imagens feitas por câmeras de segurança divulgadas nesta quarta-feira (27) mostram a aeronave que caiu em Jaboticabal (SP) e matou cinco pessoas no sábado (23) despencando de bico em direção ao chão. O vídeo (veja acima) já foi entregue ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que apura as causas do acidente.

Por outro ângulo, um vídeo divulgado na terça-feira (26) mostra o início do incêndio no monomotor logo após a queda na Praça do Trenzinho.

Aeronave despenca em direção ao chão da Praça do Trenzinho em Jaboticabal, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

No dia do acidente, moradores relataram que perceberam falhas no funcionamento do motor do avião de pequeno porte. Segundo o vendedor de flores Reginaldo Ferreira, o piloto chegou a tentar pousar, mas não conseguiu.

"Estava na área de casa, tinha acabado de levantar, e ouvi esse avião passando, ele falhando. Ele tentou várias vezes pousar aqui perto, não teve sucesso. O motor estava falhando. Ele veio, tentou jogar no campo, mas acho que tinha gente jogando bola. Ele tentou sair de novo para pousar em outro lugar, ele subiu, mas não deu tempo, caiu do nada e explodiu."

Aeronave experimental

A aeronave, um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, foi fabricada em 2012 e tinha capacidade para o piloto e mais três passageiros. De categoria experimental, ou seja, montada pelo próprio comprador, estava regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu uso era exclusivamente particular.

“Todas as peças que ele monta, as asas, o profundor, o trem de pouso, o painel, ele [comprador] tem que fotografar todas essas fases e enviar à Anac para que os engenheiros da Anac possam acompanhar a construção. Essa é a aeronave experimental, é uma construção amadora, e não tem função comercial. Ela é para lazer e voar em condições visuais, dez mil metros de visibilidade com três mil metros de teto”, explica o piloto de avião José Paulo Garcia.

RV-10, modelo semelhante ao que caiu na Praça do Trenzinho em Jaboticabal, SP, tem capacidade para quatro pessoas — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

LEIA TAMBÉM:

Morreram na queda o empresário e dono da aeronave Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, Renata Garcia Nogueira, de 39 anos, Edson da Silva Teles, de 42 anos, Eduarda Garcia da Silva, de 17 anos, e José Ricardo Nogueira Teles, de 5 anos. A adolescente e o menino eram, respectivamente, sobrinha e filho de Renata e Edson.

O monomotor partiu de Monte Alto (SP), por volta das 8h, em direção a Fernandópolis (SP), onde embarcou a família. Na volta para Monte Alto, caiu sobre a Praça do Trenzinho.

Eduarda Garcia, Edson Teles, Delcides Tiago e Renata Garcia são as vítimas da queda do monomotor em Jaboticabal (SP) — Foto: Reprodução/Facebook

Mau tempo e excesso de passageiros

As causas do acidente ainda não foram identificadas. Uma das hipóteses de Garcia é de que o mau tempo e o excesso de passageiros – cinco pessoas eram transportadas em vez de quatro - possam ter comprometido a atuação do piloto, o empresário Delcides Menezes Tiago.

“Se ele entrou em uma nuvem cumulonimbus, como a que estava em cima de Jaboticabal naquele dia, estava uma chuva muito forte, com raio e há muita turbulência dentro dessa nuvem, se o cara estiver solto [sem cinto de segurança], ele bate a cabeça no teto, cai no chão. Com essa pessoa solta, o que pode ter acontecido? Ela poderia ter sido arremessada para frente e caído no colo dele [piloto], no meio dos instrumentos e ele perdeu o comando da aeronave. É uma hipótese.”

Avião de pequeno porte cai em Jaboticabal — Foto: Arquivo pessoal

Na avaliação de Garcia, as imagens demonstram que o piloto perdeu a noção de espaço enquanto operava a aeronave.

“Que ele teve uma desorientação espacial, tranquilamente ele teve. É quando o piloto perde o controle do horizonte e se perde completamente. Se ele não enxergar o chão com uma visibilidade longa, se você colocá-lo em uma altitude completamente anormal, você larga o comando (...) Se ele tiver altitude, ele se recupera sozinho. Esses aviões têm que ter essa característica de projeto e de construção, tem que ser assim. Mas, nas condições atmosféricas em que ele estava, era fatal.”

De acordo com o Cenipa, não há um prazo para o fim de investigações. O livro de bordo e amostras de combustível foram recolhidas para análise.

Um boletim de ocorrência por morte suspeita por meio acidental foi registrado pela Polícia Civil de Jaboticabal.

Assista à reportagem do EPTV2 na íntegra:

Chuva pode ter provocado queda de avião que caiu e matou 5 pessoas em Jaboticabal, SP

Chuva pode ter provocado queda de avião que caiu e matou 5 pessoas em Jaboticabal, SP

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!