26/10/2016 09h19 - Atualizado em 26/10/2016 10h55

Estudantes ocupam instituto federal em Sertãozinho, SP, contra a PEC 241

Alunos estão no campus há três dias e aulas foram suspensas pela direção.
Câmara aprovou proposta que limita gastos públicos nesta terça-feira (25).

Adriano OliveiraDo G1 Ribeirão e Franca

Alunos ocupam o IFSP em Sertãozinho, SP, contra a PEC 241 (Foto: Grêmio Estudantil Alexandre Tamião/Divulgação)Alunos ocupam o IFSP em Sertãozinho, SP, contra a PEC 241 (Foto: Grêmio Alexandre Tamião/Divulgação)

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) ocupam o campus em Sertãozinho (SP) há três dias, protestando contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

A Câmara dos Deputados aprovou a PEC em segundo turno na noite desta terça-feira (25). Agora, o texto segue para análise do Senado, também em duas votações.

Em nota, a direção do IFSP em Sertãozinho informou que, “com intuito de preservar a integridade dos servidores e discentes”, as aulas estão suspensas e somente atividades administrativas emergenciais serão realizadas.

A ocupação teve início na segunda-feira (24) e os organizadores não divulgaram o número de estudantes que participam do ato, apenas que há adesão de alunos do ensino médio e de cursos de graduação. Não há prazo para que o grupo deixe o prédio.

“O nosso papel é justamente criar um ambiente de discussão. Nós temos cronograma para todos os dias, desenvolvemos várias atividades culturais, palestras, oficinas, debates, esporte”, disse um dos alunos, que preferiu não se identificar.

Estudantes realizam limpeza e preparam as refeições no IFSP em Sertãozinho (Foto: Grêmio Estudantil Alexandre Tamião/Divulgação)Estudantes realizam limpeza e preparam as refeições no IFSP (Foto: Grêmio Alexandre Tamião/Divulgação)

O estudante explicou que o ato é organizado pelo Grêmio Estudantil Alexandre Tamião e que o grupo recebe apoio, inclusive com doações, de voluntários. O jovem afirmou ainda que os alunos estão zelando pelas instalações e não há depredação.

Além de reclamar da PEC 241, a ocupação também quer chamar a atenção da sociedade para a Medida Provisória 746, que determina uma reforma no ensino médio no país, e está sendo analisada no Congresso Nacional.

“É um processo político, construtivo e social muito mais amplo. A gente desenvolve um processo complexo e organizado entre diversos institutos, escolas estaduais e universidades, que vai além a PEC”, afirmou o estudante.

Aulas suspensas
Em duas notas publicadas no site do IFSP, a direção do campus Sertãozinho informou que a ocupação é pacífica e que as tentativas de negociação para saída dos alunos foram "infrutíferas".

Ainda segundo a unidade, os estudantes já informaram que o movimento se estenderá até esta quinta-feira (27).

Estudantes realizam limpeza das salas de aula durante ocupação no IFSP em Sertãozinho (Foto: Grêmio Estudantil Alexandre Tamião/Divulgação)Estudantes realizam limpeza das salas de aula durante ocupação no campus do IFSP em Sertãozinho
(Foto: Grêmio Alexandre Tamião/Divulgação)
tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de