A tragédia ambiental que causou diversas consequências à população de Minas Gerais, com o rompimento de duas barragens na cidade de Mariana (MG), continua a sensibilizar o país. A fim de ajudar as famílias afetadas, voluntários de Regente Feijó, Santo Anastácio, Pirapozinho, Primavera, Presidente Prudente, Panorama, Tupi Paulista, Dracena, Pacaembu, Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Rinópolis arrecadaram, segundo o representante distrital dos Rotaracts Clubes, Edison Araújo Neto, cerca de 17 mil litros de água para abastecer a cidade de Governador Valadares (MG).
"Dar de si antes de pensar em si", esse é o lema seguido pelos membros dos clubes do distrito 4.510, que abrange a região de Presidente Prudente. A solidariedade é sinônimo do perfil da instituição. Os voluntários de 13 cidades tiveram, então, a ideia de criar o projeto “S.O.S. Minas Gerais”.
Diante do esforço e da união dos rotaractianos, uma transportadora particular se solidarizou e cedeu a condução para que água fosse levada para Minas Gerais.
Araújo Neto afirma que o objetivo foi ajudar a cidade afetada pela destruição. “O clube de Presidente Prudente foi o que mais arrecadou, totalizando cerca de 11 mil litros”, diz. Ainda de acordo com ele, os associados também arrecadaram produtos de higiene pessoal, mas 99% dos itens recebidos foram em água.
Os pontos de coleta na maioria das cidades foram os supermercados. Em Santo Anastácio, por exemplo, foram criados cartazes para divulgar o projeto e, em cada estabelecimento, foi cedido pelo menos um carrinho de compras para que o consumidor pudesse depositar a doação.
Conforme o vice-presidente do clube de Santo Anastácio, João Vitor Villar Raposo, a sensação é satisfatória quando a população se une em prol de uma boa causa. “É gratificante e o Rotaract Clube fica extremamente satisfeito em ajudar o Estado nesse momento tão difícil”, fala.
Os itens devem ser transportados para Minas Gerais ainda nesta semana.
(Com a colaboração de Gabriel Tibaldo, da TV Fronteira).