07/12/2015 16h33 - Atualizado em 07/12/2015 16h33

Voluntários do Oeste Paulista coletam 17 mil litros de água para MG

No total, 13 cidades se envolveram no projeto.
Somente em Presidente Prudente, foram arrecadados 11 mil litros.

Do G1 Presidente Prudente

  •  
 (Foto: Juliane Oliveira/Cedida)Doações de água arrecadadas no Oeste Paulista serão levadas para MG (Foto: Juliane Oliveira/Cedida)

A tragédia ambiental que causou diversas consequências à população de Minas Gerais, com o rompimento de duas barragens na cidade de Mariana (MG), continua a sensibilizar o país. A fim de ajudar as famílias afetadas, voluntários de Regente Feijó, Santo Anastácio, Pirapozinho, Primavera, Presidente Prudente, Panorama, Tupi Paulista, Dracena, Pacaembu, Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Rinópolis arrecadaram, segundo o representante distrital dos Rotaracts Clubes, Edison Araújo Neto, cerca de 17 mil litros de água para abastecer a cidade de Governador Valadares (MG).

"Dar de si antes de pensar em si", esse é o lema seguido pelos membros dos clubes do distrito 4.510, que abrange a região de Presidente Prudente. A solidariedade é sinônimo do perfil da instituição. Os voluntários de 13 cidades tiveram, então, a ideia de criar o projeto “S.O.S. Minas Gerais”.

Diante do esforço e da união dos rotaractianos, uma transportadora particular se solidarizou e cedeu a condução para que água fosse levada para Minas Gerais.

Araújo Neto afirma que o objetivo foi ajudar a cidade afetada pela destruição. “O clube de Presidente Prudente foi o que mais arrecadou, totalizando cerca de 11 mil litros”, diz. Ainda de acordo com ele, os associados também arrecadaram produtos de higiene pessoal, mas 99% dos itens recebidos foram em água.

Os pontos de coleta na maioria das cidades foram os supermercados. Em Santo Anastácio, por exemplo, foram criados cartazes para divulgar o projeto e, em cada estabelecimento, foi cedido pelo menos um carrinho de compras para que o consumidor pudesse depositar a doação.

Conforme o vice-presidente do clube de Santo Anastácio, João Vitor Villar Raposo, a sensação é satisfatória quando a população se une em prol de uma boa causa. “É gratificante e o Rotaract Clube fica extremamente satisfeito em ajudar o Estado nesse momento tão difícil”, fala.

Os itens devem ser transportados para Minas Gerais ainda nesta semana.

(Com a colaboração de Gabriel Tibaldo, da TV Fronteira).

veja também