Operação da Polícia Civil de Capivari (SP) prendeu dois homens e uma mulher suspeitos de estelionato na tarde desta quinta-feira (13) na cidade. Segundo a polícia, o trio usava sites de venda para divulgar fotos de carros roubados ou furtados e depois negociava pessoalmente a venda dos veículos. Os suspostos estelionatários foram surpreendidos no momento em que finalizavam uma transação. Todos foram levados para a Delegacia de Capivari.
A ação contou com o apoio da Guarda Municicipal (GM). Cinco carros foram apreendidos e quatro vítimas foram identificadas. "Chegamos até eles por meio de uma denúncia anônima. Eles vinham de Campinas para fechar uma venda em um bairro daqui, no meio da rua mesmo", disse o o investigador Marcelo Laprata.
Ainda de acordo com o policial, os carros eram anunciados a um preço abaixo do mercado para atrair os compradores. "Quando as pessoas mostravam interesse, eles pediam uma entrada em dinheiro e depois negociavam o restante do pagamento em um 'contrato de gaveta' (contrato de alto risco, que depende da confiança mútua entre as partes) registrado em cartório. Só que após isso, simplesmente sumiam e os fraudados não conseguiam nem dar entrada no processo de transferência dos carros", complementou.
Entre os veículos apreendidos, os mais caros são um modelo Lancer da Mitsubshi, orçado em R$ 90 mil, e uma caminhonete S-10, que vale R$ 80 mil, segundo a polícia. Os roubos e furtos foram cometidos nas cidades de Porto Feliz (SP), Leme (SP) e Rafard (SP). A polícia não descarta a possibilidade do grupo ter atuado em outras cidades da região de Piracicaba (SP) e Campinas (SP). Os carros expostos nos sites ficavam espalhados em pontos diferentes de Capivari.