A região do Alto Tietê (SP) tem 79 cursos com bolsas disponíveis no Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de cinco cidades, Mogi das Cruzes (SP), Suzano (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), Itaquaquecetuba (SP) e Arujá (SP) estão na lista do programa do governo federal. Mogi é o município que oferece maior número de cursos, com 49.
As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2014 do Prouni foram abertas nesta segunda-feira (13). O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira (17). Os candidatos devem se inscrever pelo site https://siteprouni.mec.gov.br.
O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior do país, a partir do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mogi das Cruzes tem 49 cursos divididos em cinco universidades. Entre as áreas disponíveis no programa estão biomedicina, educação física, administração, farmácia e jormalismo. Em Suzano ao todo são 21 cursos em sete instituições. Administração, engenharia ambiental, história e marketing são algumas áreas disponíveis para bolsa no município.
Ferraz de Vasconcelos tem um curso (pedagogia), Itaquaquecetuba três (matemática, ciências contábeis e gestão de recursos humanos) e Arujá cinco (ciências contábeis, gestão de recursos humanos, marketing, pedagogia e processos gerenciais). Todas em apenas uma unidade particular. Consulte aqui todas as instituições e cursos com ofertas de bolsas no Prouni.
Regras
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro que ainda não tem diploma de curso superior, que tenha feito o Enem em 2013 e atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I - Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - Seja pessoa com deficiência;
V - Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo.
As bolsas integrais são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de, no máximo, três salários mínimos.