Motoristas fazem zigue-zague para desviar de buracos em estrada vicinal que liga Angatuba a Guareí — Foto: Reprodução/TV TEM
A estrada vicinal João de Almeida, que liga Angatuba a Guareí (SP), era de terra, mas foi asfaltada. Porém, para passar pelo local, os veículos precisam fazer zigue-zague para desviar dos buracos. Cansados de esperar por uma solução do poder público, alguns moradores realizaram, por conta própria, reparos na via.
Alguns motoristas não conseguem nem continuar viagem. Para lidar com a situação, os próprios moradores colocaram a ‘mão na massa’ para tampar os buracos existentes no local. Esta foi a atitude do lavrador Marcio Rodrigues de Almeida.
Os próprios moradores, cansados da situação, decidiram tampar os buracos da estrada — Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal
“Eu consegui um pouco de massa de asfaltado e estava muito ruim a estrada, aí o que consegui tampar os buracos por aqui, eu fiz o serviço. E está um perigo, porque as árvores está atrapalhando a visão, já foi reclamado e ninguém faz nada”, afirma.
Um dos sentidos da pista está interditado, bem em frente a casa do senhor Roque Lopes de Almeida. O motivo é pela cratera e pedras que impedem a passagem, assim como a lama que se acumula com as chuvas das últimas semanas.
Moradores de Angatuba reclamam de estrada em más condições
Preocupação de quem passa no local
“Tem vezes que a gente escuta um barulho e pensa que tombou, porque, quem conhece, já sabe do buraco, mas quem não conhece, quando vê, já tá encima e daí não tem mais jeito”, conta o senhor Roque.
Os moradores dizem que, todos os dias, muitos produtores rurais passam pelo local com veículos pesados e o trecho não recebe manutenção adequada há anos. São quase 16 km de estrada comprometida.
Situação da estrada vicinal dificulta a passagem dos moradores em Angatuba — Foto: Reprodução/ TV TEM
“Aqui, era drenando, quando eles asfaltaram, porque era muito ruim. E agora acho que entupiu porque estar vertendo [jorrando água] no meio da pista e não era assim”, reforça o senhor Roque.
José Luiz Inácio, lamenta a situação vivida pelos moradores. “O pessoal pede manutenção e a gente tá abandonado, ninguém vem dar uma olhada, vem dar uma força para arrumar. Está um transtorno para todo mundo. Quebra carro, fura pneu, caminhão pousou aqui porque não conseguiu passar.”
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Angatuba informou que a estrada citada cedeu devido ao volume de chuva e da circulação de caminhões de carga.
Uma obra temporária foi feita para liberar a passagem de carros. Além disso, uma reunião também foi marcada com os moradores, para encontrar uma solução para o problema.
Segundo a prefeitura, Angatuba tem mais de mil quilômetros de estradas rurais e que as equipes trabalham para manter a manutenção em dia.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região