Torre de internet 5G — Foto: Leonardo Bosisio/g1
Com ventos de até 133 km/h, o temporal que atingiu o interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (3), deixou pelo menos 48 cidades sem internet e telefonia, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Nas regiões de Itapetininga, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto (SP), foram identificados problemas nos serviços de 24 cidades (veja no mapa abaixo).
De acordo com a Anatel, os clientes enfrentaram instabilidade para usar a internet móvel e fazer ligações por celular, devido à falta de energia que afetou as antenas de transmissão.
Alguns moradores também ficaram sem internet em casa devido ao rompimento dos cabos de energia, provocado por quedas da árvores.
Em nota, agência disse que acompanha os trabalhos das operadoras desde sábado (4) e divulgará novas informações na segunda-feira (6).
Veja no mapa as cidades afetadas:
O que dizem as operadoras
Procurada, a assessoria da Vivo informou que alguns clientes em Itapetininga enfrentaram instabilidade nos serviços da operadora e que as equipes atuaram para resolver os problemas o mais rápido possível.
A Claro informou que as equipes trabalham para restaurar os serviços de telefonia, que foram afetados em algumas regiões do estado de São Paulo na tarde de sexta-feira.
Em nota, a TIM disse que identificou problemas nos serviços, inclusive nos sites da operadora, devido à queda de energia em diversos locais.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região