Alunos da Universidade Paulista (Unip) de Campinas (SP) se reuniram com autoridades na Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira (19), às 14h, em busca de ações contra a criminalidade no campus do Parque Itália. No início do mês os universitários fizeram um 'velaço' para pedir segurança.
Segundo os estudantes, não há estacionamento privado e as ruas praticamente não têm iluminação pública. Alunos, professores e funcionários reclamam da grande quantidade de furtos e assaltos. A reunião contou com a presença de 20 alunos da faculdade, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento de Parques e Jardins. A faculdade não teve um representante na sessão.
De acordo com levantamento realizado pela EPTV, afiliada da TV Globo, o número de roubos no 5º distrito policial, que atende a região do campus, aumentou em 15% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao roubo de veículos cresceu 46%.
perigo para os alunos (Foto: Reprodução/EPTV)
Melhorias
A assessoria de imprensa do vereador Tico Campos (PP), presidente da Comissão Permanente de Segurança na Casa, informou que ficaram acordadas algumas melhorias para a área.
A Secretaria de Serviços Públicos acordou em realizar a poda das árvores ao redor da faculdade já na próxima semana. Outra ação prevê a troca de 75 pontos de iluminação em um prazo de 120 dias.
A Guarda Municipal e a PM informaram que vão intensificar a ronda no local. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) não esteve presente na sessão, mas será notificada para que seja feita uma mudança do local do ponto de ônibus próximo a universidade.