19/06/2012 20h50 - Atualizado em 19/06/2012 20h50

Saúde de Campinas identifica vírus da Dengue tipo 4 em circulação

Caso foi registrado na zona sudoeste do município, segundo prefeitura.
Município registra 694 casos da doença desde o mês de janeiro.

Do G1 Campinas e Região

O mosquito da Dengue (Foto: Divulgação)O mosquito da Dengue (Foto: Divulgação)

A Vigilância em Saúde de Campinas (SP) identificou nesta terça-feira (19) a ciculação do vírus da dengue tipo 4 na região sudoeste, uma das mais populosas da cidade e onde estão o terminal e o hospital Ouro Verde e o Aeroporto de Viracopos. Segundo o Ministério da Saúde, o tipo de vírus não é mais perigoso que os demais e os sintomas são os mesmos.

A região sudoeste, segundo a administração municipal, contabiliza 57% (397) dos 694 casos confirmados desde o mês de janeiro. Com relação às medidas ambientais e sanitárias, a Secretaria de Saúde informa que as ações necessárias para conter o avanço da doença já estavam sendo implementadas, uma vez que o tipo de ação de controle independe do sorotipo circulante e a forma de transmissão é a mesma. Por outro lado, alerta sobre o aumento do risco de infecções no caso de pessoas que já contraíram a doença no passado.

Até o mês de abril, o número de casos de dengue tipo 4 representam 17% dos registros da doença no estado de São Paulo e 76% no Rio de Janeiro.

Prevenção
A Vigilância orienta a população a verificar se as as caixas d´água estão limpas e vedadas, não deixar a água acumulada nos pratos de vasos de planta, fechar sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo, retirar a água parada das lajes e eliminar de forma adequada entulhos acumulados.

Balanço
A administração municipal informa que houve redução de 77,09% em relação às 3.030 ocorrências registradas no mesmo período de 2011. Em 2007, a cidade contabilizou o maior número de casos da doença: 11.442 registros, sendo 10.875 nos primeiros cinco meses do ano.

Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da doença podem variar, mas incluem dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e no fundo dos olhos, além de febre. O paciente deve dirigir-se imediatamente a um hospital ou posto de saúde.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de