Por g1 Bauru e Marília


Jovem é agredido e detido por policiais em velório do irmão morto em confronto com a PM

Jovem é agredido e detido por policiais em velório do irmão morto em confronto com a PM

O irmão e a mãe de um dos jovens que morreu baleado em um confronto, segundo relatos da Polícia Militar, se envolveram em uma confusão e foram agredidos por PMs durante o velório do rapaz de 18 anos nesta sexta-feira (18) em Bauru (SP).

Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luis Silvestre da Silva Neto, de 21, foram mortos durante uma intervenção policial no Jardim Vitória na noite desta quarta-feira (17).

Conforme o registro policial, ao todo, os policiais efetuaram 27 disparos, sendo que um deles deu 15 tiros. Dois jovens, de 18 e 21 anos, morreram no local com tiros na cabeça, tórax, abdômen e joelho. Eles foram encontrados com pistolas de numeração raspada e uma mochila contendo porções de droga.

Vídeos gravados durante o velório dos dois jovens, que era realizado no mesmo lugar, no Cemitério Cristo Rei, mostram que pelo menos cinco policiais militares entraram no local e tentaram render o irmão de Guilherme, que estava com a mãe ao lado do caixão.

Ainda no vídeo, dá para ver que a mãe abraça o jovem na tentativa de impedir que ele seja levado pelos policiais. Os dois são agredidos com cacetete e em determinado momento, ela é empurrada e se choca contra uma pilastra do local.

As imagens ainda mostram que os policiais dão tapas no rapaz e o levam para fora da sala do velório, onde a mãe novamente tenta impedir que ele seja levado. (Veja no vídeo acima).

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais envolvidos e adotar todas as medidas cabíveis. O boletim de ocorrência do caso foi registrado como desacato, resistência e abuso de autoridade.

O irmão do jovem que morreu baleado chegou a ser detido e levado para delegacia, mas foi liberado após o registro da ocorrência no plantão da Polícia Civil.

Policiais usaram cassetetes para conter as pessoas que estavam no velório em Bauru — Foto: Arquivo pessoal

Intervenção policial

Dois homens morrem em troca de tiros durante intervenção policial em Bauru

Dois homens morrem em troca de tiros durante intervenção policial em Bauru

De acordo com o relato de um dos policiais registrado no boletim de ocorrência, a equipe fazia operação na comunidade quando, perto de uma área de pasto, identificou uma movimentação suspeita.

Moradores do local fizeram manifestações após ocorrência no Jardim Vitória, em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Dois homens, ao serem localizados pelos policiais, começaram a atirar contra três deles. Ainda segundo o relato, um dos homens continuou atirando mesmo caído. Os policiais revidaram para neutralizar a ameaça.

A Polícia Civil foi ao local e encontrou também um saco de lixo contendo mais entorpecentes. As armas dos policiais envolvidos foram apreendidas e o armamento utilizado pelos suspeitos não foi encontrado no local, pois já estava na posse da PM.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que o caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, tráfico de drogas, associação para o tráfico, localização/apreensão de objeto e tentativa de homicídio pela Delegacia Seccional de Bauru e será investigado pela Polícia Civil.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!