Jovem é agredido e detido por policiais em velório do irmão morto em confronto com a PM
O irmão e a mãe de um dos jovens que morreu baleado em um confronto, segundo relatos da Polícia Militar, se envolveram em uma confusão e foram agredidos por PMs durante o velório do rapaz de 18 anos nesta sexta-feira (18) em Bauru (SP).
Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luis Silvestre da Silva Neto, de 21, foram mortos durante uma intervenção policial no Jardim Vitória na noite desta quarta-feira (17).
Conforme o registro policial, ao todo, os policiais efetuaram 27 disparos, sendo que um deles deu 15 tiros. Dois jovens, de 18 e 21 anos, morreram no local com tiros na cabeça, tórax, abdômen e joelho. Eles foram encontrados com pistolas de numeração raspada e uma mochila contendo porções de droga.
Vídeos gravados durante o velório dos dois jovens, que era realizado no mesmo lugar, no Cemitério Cristo Rei, mostram que pelo menos cinco policiais militares entraram no local e tentaram render o irmão de Guilherme, que estava com a mãe ao lado do caixão.
Ainda no vídeo, dá para ver que a mãe abraça o jovem na tentativa de impedir que ele seja levado pelos policiais. Os dois são agredidos com cacetete e em determinado momento, ela é empurrada e se choca contra uma pilastra do local.
As imagens ainda mostram que os policiais dão tapas no rapaz e o levam para fora da sala do velório, onde a mãe novamente tenta impedir que ele seja levado. (Veja no vídeo acima).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais envolvidos e adotar todas as medidas cabíveis. O boletim de ocorrência do caso foi registrado como desacato, resistência e abuso de autoridade.
O irmão do jovem que morreu baleado chegou a ser detido e levado para delegacia, mas foi liberado após o registro da ocorrência no plantão da Polícia Civil.
Policiais usaram cassetetes para conter as pessoas que estavam no velório em Bauru — Foto: Arquivo pessoal
Intervenção policial
Dois homens morrem em troca de tiros durante intervenção policial em Bauru
De acordo com o relato de um dos policiais registrado no boletim de ocorrência, a equipe fazia operação na comunidade quando, perto de uma área de pasto, identificou uma movimentação suspeita.
Moradores do local fizeram manifestações após ocorrência no Jardim Vitória, em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Dois homens, ao serem localizados pelos policiais, começaram a atirar contra três deles. Ainda segundo o relato, um dos homens continuou atirando mesmo caído. Os policiais revidaram para neutralizar a ameaça.
A Polícia Civil foi ao local e encontrou também um saco de lixo contendo mais entorpecentes. As armas dos policiais envolvidos foram apreendidas e o armamento utilizado pelos suspeitos não foi encontrado no local, pois já estava na posse da PM.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que o caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, tráfico de drogas, associação para o tráfico, localização/apreensão de objeto e tentativa de homicídio pela Delegacia Seccional de Bauru e será investigado pela Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.