O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (16) na sede da instituição e fez um balanço do trabalho que realizou nos últimos seis anos da Ordem durante seus dois mandatos.
“Ainda temos muito para avançar mas conquistamos bastante nos últimos seis anos. Nossa modelo de gestão é participativa, oxigenada e democrática. Conquistamos férias dos advogados, reduzimos a taxa de inadimplência, mantivemos o valor da taxa de anuidade, lutamos por causas sociais, realizamos diversos cursos e palestras, criamos o portal da transparência, aumentamos o número de comissões e também ampliamos o número de salas para os advogados. Ainda investimos em ações de entretenimento como o Forró dos Advogados”, orgulha-se.
Monteiro disse que o grupo fez um trabalho com a aglutinação de forças e a Ordem passou a ser mais aberta. “Ampliamos de 10 para 30 comissões e todas atuam independente do comando da presidência. Ajuizamos diversas demandas e a Ordem foi decisiva na suspensão do Plano Diretor de Aracaju há 3 anos. Lutamos também contra as aposentadores dos ex-governadores, auxílios-moradias para ex-promotores, juízes e membros do TCE. Nos posicionamos contra a construção de prédios acima de quatro andares na capital, debatemos as obras de contenção da 13 de Julho e área de expansão. As questões sociais foram praticadas pelas comissões com apoio das diversas coordenadorias”, garante.
(Foto: Latino / OAB)
O advogado Rodrigo Vasco que é coordenador de Saúde da Comissão de Direitos Humanos, comemorou o trabalho realizado nos últimos anos.
“Conquistamos muitos avanços na atuação principalmente na saúde pública. Estivemos perto da população, conhecemos os problemas e fomos em busca de soluções. Realizamos diversas vistorias nos hospitais e maternidades e mostramos a realidade aos gestores. As ações cíveis que movemos foram aprovadas e muitas problemas foram resolvidos”, explica.
O presidente disse que a OAB esteve sempre aberta para a classe e que todas as ações realizadas foram divulgadas.
“Todos os nossos trabalhos foram divulgadas no site institucional diariamente. Criamos também o portal da transparência e passamos a transmitir em tempo real as reuniões mensais do Conselho. Lançamos uma revista trimestral que é distribuída nos fóruns e escritórios. Ampliamos as salas para os advogados de 7 para 38, até o fim de dezembro serão 48 e muita gente não sabe porque não frequenta a casa do advogado. Conseguimos reduzir o percentual de inadimplência de 50 para 20%, manter a taxa da anuidade nos últimos quatro anos e equilibrar as nossas finanças. Conquistamos as férias dos advogados e equilibramos as ações coorporativas e institucionais”.
O mandato de Carlos Augusto Monteiro Nascimento segue até o dia 31 de dezembro e ele finaliza dizendo os desafios que o novo gestor da Ordem [Henri Clay foi eleito e vai para o terceiro mandato] vai enfrentar. “O desafio é trazer cada vez mais advogados para as atividades da Ordem e buscar sempre uma sedução constante para os advogados chegarem até a sua casa e elevarem mais a instituição”.