Cerca de 200 pessoas devem participar do ‘Dia de Campo’ que será realizado na quarta-feira (10), das 9h às 13h, no Campo Experimental Pedro Arle, na Fazenda Queimadas, que fica localizada na Rodovia SE-255, entre Frei Paulo e Pedra Mole, indo pela SE-453. Com o tema ‘Soja - Oportunidade para a Diversificação Agrícola dos Tabuleiros Costeiros e Agreste’, o evento tem como objetivo estimular a produção dessa cultura em Sergipe.
Produtores, técnicos e extensionistas, agentes públicos e pesquisadores de Sergipe, Alagoas e Bahia podem se inscrever gratuitamente para o evento promovido pela unidade Tabuleiro dos Costeiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede em Aracaju, através do telefone (79) 4009-1316 ou pelo e-mail [email protected].
A visitação e as apresentações técnicas serão coordenadas pelo especialista em sistemas de produção vegetal, Sérgio Procópio. As atividades serão divididas em cinco estações: apresentação de cultivares, importância da fixação biológica de nitrogênio e demonstração da inoculação de sementes, visualização da importância das épocas de plantio, estudo do arranjo espacial das plantas de soja e controle de plantas daninhas e pragas detectadas na região.
Produtividade atestada
A Embrapa realizou experimentos para avaliar o potencial agrícola da cultura da soja nas áreas dos Tabuleiros Costeiros e Agreste. Os resultados de pesquisa no local apontam níveis de produtividade acima da média brasileira, que na safra 2013/2014, segundo a CONAB, foi de 2.843 kg/ha, o que indica o real potencial produtivo dessa cultura na região.
A diversificação de cultivos é importante para evitar que a área fique vulnerável a riscos fitossanitários (doenças e pragas) e mercadológicos (preço das commodities). A soja é o principal produto da pauta de exportações agrícolas do país, sendo fonte proteica primordial para a produção de rações e importante matriz oleaginosa para a produção nacional de biodiesel.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e as secretarias estaduais de Agricultura de Sergipe e Alagoas também apoiam o ‘Dia de Campo’.
*Com informações da Embrapa