Sergipe (Foto: Edinah Mary/Seides)
A 44ª Festa da Laranja do município de Boquim, em Sergipe, foi lançada na manhã desta quarta-feira (2) no auditório do Senac em Aracaju. O suco concentrado da fruta é o principal produto de exportação do estado com um volume mensal de mais de 200 toneladas e R$ 10 milhões, além de ser responsável pela geração de quatro mil empregos na época de colheita.
A grande indústria da região Centro-Sul é movimentada pela citricultura. A laranja é o carro-chefe da economia de Boquim. Se ela vai bem, a cidade cresce. Se não, se torna uma situação preocupante”, afirma Jean Carlos Nascimento Ferreira, prefeito de Boquim.
O suco também é vendido para outros estados e para consumo interno. Mas, segundo Jean Carlos, os consumidores locais fazem parte de um mercado a ser explorado. “Por incrível que pareça, nós exportamos mais do que o comércio local consome. Precisamos mostrar a essas pessoas a importância de consumir a laranja. Também temos outros desafios no setor como a busca pela valorização do produto, realização de pesquisas científicas para melhoramentos, qualificação profissional e combate a pragas”, explica.
A festa
A ideia de fazer uma festa surgiu em uma reunião de amigos que, inspirados na festa da uva da região Sul do país, resolveram comemorar a safra da fruta que geralmente vai de maio a agosto. Para ajudar na divulgação do evento, uma jovem da cidade foi eleita Rainha da Laranja.
“Eu me sinto muito feliz e honrada em poder representar a nossa cultura. É uma festa que movimenta a economia de Boquim e une as pessoas que aproveitam a oportunidade de rever os familiares e amigos no mesmo período do evento”, afirma a rainha Katiúscia Oliveira, de 22 anos.
A Festa da Laranja vai ser realizada de 8 a 10 de novembro e terá apresentação das bandas Calcinha Preta , Galã do Brega, Rojão Diferente, Valneijós, Forró do Finka, Banda Seeway, Cabeça de Frade, Beba ou Chore, Zé Costa e Parangolada.
De 4 a 7 de novembro serão realizados cursos técnicos de fruticultura, mecanização e aplicação de agrotóxicos. Outros eventos culturais e concursos serão realizados no mesmo período.